Governo / RENOVAÇÃO

14 de Junho de 2018 11h11

Entrega de USF reforça dignidade e segurança para as comunidades do Jardim Fortaleza e Santa Laura

14/06/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Davi Valle

Arquivo

As comunidades dos bairros Jardim Fortaleza e Santa Laura foram contempladas com um novo tempo no serviço público de saúde, com a entrega da revitalização da Unidade de Saúde da Família (USF) localizada na região. Na fria noite desta quarta-feira (13), os moradores puderam celebrar a vitória, fruto de uma antiga angústia social que trazia incertezas e desconfiança para os pacientes, que se arriscavam em uma estrutura antiga frágil.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, salubridade e conforto são aspectos inerentes ao serviço público, que não deve se submeter ao conformismo da sucateação. “A Prefeitura de Cuiabá e qualquer outro órgão de natureza semelhante tem a obrigação de garantir segurança e tranquilidade para o contribuinte, em todas as áreas que lhe são incubidas. Temos uma responsabilidade grandiosa em mãos, que implica em cuidar da nossa população em diversos âmbitos e a entrega de unidades de saúde padronizadas e com qualidade como essa, representam aquilo que precisa ser feito em prol do cidadão. Sabemos que esta área é uma das mais sensíveis, com rachaduras e lacunas que precisam ser sanadas e o município trabalha constantemente em prol disso. Hoje celebramos uma dessas conquistas, nascida inicialmente no coração da comunidade e alimentada pela gestão municipal, que não apenas revitalizou, mas reconfigurou o atendimento do espaço, oferecendo o cuidado que cada paciente que necessita da saúde pública busca ao colocar os pés em uma unidade dessas”, refletiu.

A nova atmosfera da USF, que conta com climatização e uma nova recepção - para garantir acalento no atendimento inicial, já tem sido motivo de elogios pelos moradores e profissionais que diariamente frequentam o espaço. Para o presidente do bairro Jardim Fortaleza, Ireno Prado, a reconfiguração do local cria um abismo em relação ao passado recente da unidade, que apresentava problemas antigos na sua fiação, - em virtude da frequentes chuvas que penetravam por entre as calhas - além de uma estrutura de atendimento absolutamente escassa.

“Nosso bairro fica bem longe das áreas centrais e é aqui que nossa comunidade costuma buscar atendimento médico, devido à comodidade e proximidade. No entanto, por conta das falhas estruturais, era comum o morador retornar para casa sem ter recebido o diagnóstico correto ou até mesmo a recepção que esperava. Com a reestruturação e equipagem da USF, ficamos aliviados por saber que um novo momento se inicia, com a certeza de que todos que precisarem ser atendidos pelo serviço municipal, agora poderão encontrar aquilo que realmente buscam aqui. É uma alegria enorme ver o compromisso do nosso prefeito em atender as regiões mais distantes, permitindo que nós também possamos ter a mesma qualidade que o restante da população”, compartilhou.

Para os moradores e profissionais que frequentam a unidade rotineiramente, a mudança é nítida e animadora, renovando o entusiasmo que já se dissipava, em virtude dos frequentes problemas que tomavam o espaço. Para a agente de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Leidiane Cristina, vazamentos tornavam o dia a dia de trabalho um desafio quase intransponível, afetando diretamente na prestação do serviço ao cidadão. “Eu venho à USF Jardim Fortaleza todos os dias e divido meu tempo fazendo atendimentos in loco também e sei bem como este local se encontrava. Era uma tristeza ver o desespero dos demais servidores, que de mãos atadas tentavam auxiliar os pacientes. Hoje temos uma nova realidade e torço para que todos se comprometam a cuidar desse presente que recebemos. A responsabilidade de restaurar é da Prefeitura, mas cabe a nós - inclusive a comunidade - zelar por essa unidade”. Ponderou.

Dona Neuzira Francisca, sua neta e bisneta, Lavinnia e Kiara - respectivamente - aprovaram a reforma, comentando a satisfação que a novidade trouxe para o bairro. “Não havia segurança e nem conforto para os pacientes. Era difícil se sentir à vontade para ser atendida, por conta de todos os problemas, como a chuva que alagava as salas e o calor, pela falta de ar-condicionado. Estamos muito felizes com a reforma, principalmente pelas minhas pequenas, que sempre precisam de atendimento”, concluiu sorridente.