Governo / CONSÓRCIO

03 de Agosto de 2021 16h45

Enem Digital abre 500 vagas para atender o Vale do Rio Cuiabá

03/08/2021

FERNANDA LEITE

Gustavo Duarte

Arquivo

O Enem Digital,  executado pela Prefeitura de Cuiabá, abriu 500 vagas para alunos dos outros 12 municípios  que fazem parte da região da baixada cuiabana. Os interessados devem se inscrever pelo site https://mdeduca.com.br/inscricao.html - até o dia 16 de agosto. A  ampliação do Enem Digital foi anunciada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na semana passada, durante reunião do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, ao qual ele preside. 

A Prefeitura de Cuiabá e as demais cidades firmaram um termo de cooperação para aplicação das aulas. "Serão 500 vagas para os jovens que poderão fazer um cursinho para se prepararem para o vestibular. Aqui em Cuiabá, o projeto atende  dois mil jovens e é um sucesso. Agora, o curso será  ampliado  aos municípios e com os melhores professores ministrando as aulas.  E eu quero que, futuramente, o Enem Digital avance para os concurseiros, para aqueles que sonham com a estabilidade para sua família como servidor público, mas não tem condições de competir com quem pode pagar o curso. Aí entra o poder público, para satisfazer as vontades do detentor do poder, e o detentor do poder é o povo. Eu só estou aqui por causa do povo. O Poder público não nasceu para ter juros, o nosso juros é a inclusão social, é prestar serviços públicos de qualidade, como o Enem digital. Isso aqui se chama oportunidade. Precisamos dar oportunidade para essa juventude crescer na vida, realizar seus sonhos”, disse o prefeito de Cuiabá.

As aulas serão ao vivo, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h -  elas ficam gravadas para que o aluno assista  em outro horário. No total serão  360 horas de aulas - sendo 20 semanas  de forma on-line e 06 semanas de forma presencial. Neste último caso, as prefeituras devem se atentar aos decretos municipais de combate à pandemia, se será  possível  o retorno de forma presencial. 

O Consórcio Vale do Rio Cuiabá é formado por Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio de Leverger. Com uma área aproximada de 76 mil quilômetros quadrados, esses municípios somam mais de 1 milhão de habitantes.
 
O Enem Digital integra o 'Programa Pra Frente Cuiabá', que engloba cinco eixos além do Enem Digital, o Agro da Gente, Cuiabanco, Qualifica e Sine da Gente. O Agro da Gente vai transformar o desenvolvimento econômico da capital por meio do investimento em geração de emprego, apoio a agricultura familiar, ao micro e pequeno empreendedor e também qualificação profissional e a aulas de reforço para quem pretende prestar o vestibular do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
 
O Curso Preparatório Enem Digital 2021 terá como critérios para seleção:
 
- Ordem de inscrição, que será considerada o número de inscrição;
 
- Residir em um dos  13 municípios que compõe o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá. 
 
- Renda Familiar
 
- Ser estudante de escola pública

Para conclusão de sua inscrição será necessário apresentar documentos que comprovem a conclusão do ensino médio ou que esta cursando, serão aceitos:
 
I – Declaração da Escola
 
II - Autodeclararão do aluno assinado e encaminhado junto com a documentação