Governo / DIÁLOGO

06 de Julho de 2017 11h06

Emanuel se reúne com empresários e planejam avanços estruturais para o Distrito Industrial

06/07/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

O prefeito Emanuel Pinheiro e parte de seu secretariado planejaram avanços estruturais para o Distrito Industrial, ao lado dos empresários que atuam na região. Ao longo da reunião, que aconteceu nesta quarta-feira (05), os gestores tomaram conhecimento sobre as necessidades atuais do setor, além de debaterem propostas para a realização de intervenções estruturais a fim de garantir uma melhor qualidade e valorização para esta parte da cidade.

“A nossa gestão quer ouvir todas as esferas sociais que englobam o município, pois sabemos que são elas que conhecem com profundidade as necessidades da região onde se encontram. Não é objetivo da Prefeitura de Cuiabá atuar de maneira irresponsável e imprudente, sem considerar a participação efetiva dos setores envolvidos, e por isso estamos conduzindo reuniões trimestrais com os empresários, para que as melhorias que já estão sendo realizadas na Capital alcancem esta área, que é tão crucial para o desenvolvimento socioeconômico da nossa terra. Um dos nossos focos ao longo destes quatro anos é dar o retorno coerente para o investimento que o ramo produtivo tem desempenhado há tanto tempo”, afirmou Pinheiro.

Dentre os assuntos abordados, estão as adequações na Lei municipal que regulamenta o uso de publicidade em estabelecimentos comerciais, desburocratizando alguns apontamentos considerados triviais, que têm dificultado o cumprimento adequado da normativa por parte dos empresários. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a legislação é de difícil compreensão e traz certas limitações que não contribuem positivamente para o ordenamento da cidade.

“Sabemos que é preciso que haja um equilíbrio e uma ponderação adequada ao realizarmos alterações numa lei deste porte, que vai ao encontro da poluição visual. Mas uma das grandes dificuldades para os comerciantes em geral é em relação à metragem permitida do uso da fachada para a aplicação de publicidade. Atualmente, só é permitido que 25% do espaço seja ocupado. O prefeito Emanuel Pinheiro quer elevar a porcentagem, regulamentando o uso de até 60% da área. Este aumento não comprometeria a cidade em se tratando de seus aspectos urbanísticos e facilitaria muito a divulgação adequada da marca da empresa na frente de seu próprio estabelecimento. É uma forma de valorizarmos o empreendimento, tirando algumas amarras que só burocratizam o cumprimento da lei”, revelou Juarez Samaniego, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano.

Outro tema debatido foi a futura construção de uma creche no Distrito Industrial. Fruto de uma emenda parlamentar do deputado José Augusto Curvo, R$ 750 mil foram disponibilizados para a realização das obras. Segundo o secretário municipal de Educação, Rafael Cotrim, foi criado um projeto para a unidade que seja apropriado e contemple o valor disposto. Inicialmente, estarão disponíveis apenas 100 vagas para crianças.

“Nós sabemos que esta quantidade não compreende toda a demanda latente no distrito, mas futuramente podemos pensar em novas fontes de financiamento que permitam que esta creche amplie seu atendimento. Além disso, creio que seja prudente pensarmos em um mecanismo diferente em relação ao critério de escolha dos alunos. Considerando que estamos em uma região onde a necessidade é distinta, sabemos que aqui boa parte da procura seria de pais de crianças que trabalham na região e não possuem condições financeiras para sustentar o ensino particular. Precisamos avaliar esta questão, para que injustiças sociais não sejam feitas”, disse.

Para a presidente da Associação de Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá, Margareth Buzetti, a disponibilidade do prefeito e de sua equipe em realizar um debate franco com o setor é surpreendente e apresenta um novo modo de gestão. “Tivemos uma reunião extremamente positiva, onde os empresários puderam ser ouvidos e decisões importantes foram tomadas. Hoje nós testemunhamos aqui o resgate da autoestima do Distrito e vimos que o poder público municipal está olhando para o setor produtivo com cuidado e carinho, estrategizando mudanças que não apenas melhorarão o atendimento do comércio ao cliente, como contribuirá para a qualidade do serviço que prestamos com tanto afinco”, falou.

Integração é a palavra que define a relação de proximidade firmada entre os empresários e a gestão pública, conforme salientou Francisco Antonio de Almeida, proprietário da Porto Seco, empresa que atua no ramo aduaneiro. “Eu posso garantir com toda a certeza que esta é a primeira vez que presenciamos algo dessa natureza. Eu trabalho no Distrito há 38 anos e nunca tinha visto um chefe de executivo ser tão aberto ao diálogo a ponto de vir até nós. Isso prova o desejo que o município possui em trabalhar lado a lado com o setor produtivo, buscando soluções eficazes que valorizem nossa intensa contribuição econômica para a Capital”, concluiu.

Participaram da reunião os secretários municipais Carlos Roberto da Costa (Governo), Roberto Amador (Inovação e Comunicação), Wilton Coelho Pereira (Assistência Social e Desenvolvimento Humano), José Roberto Stopa (Serviços Urbanos), Vanderlúcio Rodrigues (Obras Públicas) e Antônio Roberto Possas (Fazenda). Além disso, estavam presentes os vereadores Orivaldo da Farmácia, Paulo Araujo e Diego Guimarães.