Governo / SOLIDARIEDADE

23 de Outubro de 2017 16h13

Emanuel Pinheiro visita membros do grupo Flor Ribeirinha após grave acidente

23/10/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro prestou solidariedade ao integrantes da Associação Cultural Flor Ribeirinha, vítimas de um acidente de trânsito, na manhã desta segunda-feira (23). Ao longo de um café da manhã realizado na casa da líder do grupo, dona Domingas Leonor, o gestor disponibilizou a Prefeitura de Cuiabá para o auxílio da comunidade durante este delicado período, que compreende o tratamento e a reabilitação dos feridos, além de sua reintegração à sociedade no momento oportuno.

"A Flor Ribeirinha é patrimônio de Cuiabá e nós jamais poderíamos nos isentar da responsabilidade que temos, não apenas pelas vidas desses cidadãos que nasceram nesta terra, como também pelo valor cultural imensurável que carregam em si. Este grupo de bravos artistas tem dedicado seu sangue para propagar nossas fortes raízes ao redor do mundo e é nosso dever como município - que zela pela saúde e integridade de seus munícipes - honrar também seus esforços em manter viva a chama da cuiabania. Hoje venho fortalecer esse compromisso, a fim de garantir que toda assistência necessária esteja à disposição dessa família. Agradeço aos municípios de Nobres e Diamantino por seu excelente trabalho e reitero que as nossas unidades de saúde já estão preparadas para realizar os atendimentos necessários e duas vítimas já passarão por procedimento cirúrgico no Hospital São Benedito. Além disso, vamos estabelecer uma força tarefa junto à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, para que possamos verificar quais as alternativas cabíveis para contribuir para o mantenimento da associação durante este período de 90 a 180 dias, que compreende o hiato que estes artistas necessitarão para então voltarem aos palcos", afirmou.

Durante a visita do chefe do Executivo, dona Domingas relembrou as horas de aflição enfrentadas na noite chuvosa do último sábado (21), no instante em que o ônibus que transportava o grupo Flor Ribeirinha para a cidade de Diamantino (270 km Médio-Norte de Cuiabá) saiu da pista e capotou na BR-364. Ela, que teve um pedaço de vidro penetrado em suas costas e ainda sente dores em parte do corpo, compartilhou a luta de todos os envolvidos.

"Foi um momento terrível, estávamos todos aflitos. Alguns integrantes foram projetados para fora do veículo e a escuridão plena na rodovia dificultava a localização de todos. Foram momentos angustiantes, que foram abreviados graças ao amparo de uma ambulância que passava pelo local naquele exato momento. Esta primeira assistência permitiu que as vítimas mais graves fossem atendidas com prontidão e em um intervalo de 20 minutos, outras viaturas vieram prestar o socorro. O preparo das unidades de saúde também foi fundamental para garantir a sobrevivência de todos. Em Nobres, Diamantino e em Cuiabá fomos amparados por equipes reforçadas, que deram celeridade no atendimento de forma imediata, minimizando consequências ainda mais graves. O choque com todo o acidente ainda persiste, mas com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, todos têm recebido o suporte médico necessário para muito em breve retomarem suas vidas com segurança e plenitude", revelou.

Para o diretor-executivo da Associação Cultural Flor Ribeirinha, Jeferson Guimarães Rosa, outra preocupação latente é justamente o mantenimento da instituição, que recebe boa parte de sua renda através de apresentações culturais, como a que seria realizada em Diamantino no fim de semana. Para o administrador, os membros provêm de origem simples e o grupo não possui recursos suficientes para conceder toda a assistência necessária em circunstâncias como a vivenciada no momento. 

"Temos uma agenda repleta de eventos importantes que terá que ser interrompida, para que os nossos artistas possam se reabilitar. No entanto, uma parte considerável dos nossos recursos é fruto desta intensa série de apresentações artísticas. Alguns membros são professores de dança que não possuem carteira assinada e contam com sua arte para manter-se diariamente", disse. 

Completando sua preocupação, o coreógrafo Avinner Augusto pontuou a sensibilidade do município em se dispor a pensar em alternativas viáveis que reduzam as consequências que acompanham o grave acidente. A interrupção das atividades deste oito artistas mencionados por Jeferson comprometerá significativamente suas vidas e precisamos viabilizar formas de garantir um cuidado mínimo a essas pessoas. A visita do prefeito Emanuel Pinheiro é tranquilizadora, pois mostra que o município não está aquém ao nosso sofrimento. Sabemos das limitações que a gestão possui, mas sua disposição em estudar as possibilidades para ajudar é mais uma vitória que acompanha o milagre de todos estarmos vivos", concluiu.