Governo / CHOQUE DE GESTÃO

02 de Agosto de 2018 15h59

Emanuel Pinheiro reitera importância do Pacto da Saúde em Cuiabá junto ao governo federal

02/08/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Para redefinir a saúde pública, reduzindo significativamente os seus principais gargalos e eliminando os maiores entraves que tornam o serviço ineficiente, o prefeito Emanuel Pinheiro esteve em Brasília - nesta quarta-feira (01) - para reiterar a dimensão do Pacto da Saúde junto ao governo federal, a fim de obter recursos públicos que garantam sua execução na Capital. Durante uma reunião na Casa Civil com o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, o chefe do Executivo reafirmou o seu compromisso de insistir nas tratativas, por saber o impacto que o conjunto de múltiplas ações surtirá em Cuiabá.

“Todo o suporte que solicitamos ao governo federal é sempre consolidado na premissa fundamental de que estamos projetando um duradouro futuro para Cuiabá. E em se tratando do Pacto da Saúde, não me refiro à intervenções temerárias e efêmeras, mas sim a um complexo plano de ação incisivo, que vai reconfigurar o atendimento ao cidadão e a operacionalidade das funções que correspondem à área, conferindo uma nova perspectiva sobre a saúde pública da nossa cidade. Considerando a crescente demanda, que abraça os municípios do interior de Mato Grosso, precisamos estrategiar este setor, tornando-o mais eficiente e ágil. Estamos falando de vidas e o tempo deve ser usado como um instrumento a nosso favor. É por isso que creio que o período de espera por dias melhores na saúde já se encerrou e chegou a hora de executar na Capital o choque de gestão que vai transformar a nossa população. É com essa certeza que continuamos em busca de suporte, para que nossa terra receba o investimento que lhe é digno”, afirmou Pinheiro.

O Pacto da Saúde traz um conjunto de iniciativas direcionadas, que atuarão de maneira cirúrgica nos problemas que acometem tanto profissionais da área, como os pacientes. Traçando um investimento estrutural, institucional e técnico, esta coletânea de mudanças promove a solução de conflitos antigos e recentes nas mais diversas esferas do setor, à medida que projeta o crescimento do atendimento público de saúde, permitindo que mais pessoas sejam alcançadas com uma qualidade significativamente melhor e mais digna. O compromisso de executar essa proposta é também inerente à bancada federal, que tem dedicado seus esforços para assegurar os recursos devidos. Sob a liderança do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, os representantes de Mato Grosso têm sido peças chave ao longo deste processo, conforme refletiu o prefeito.

“Os poderes Executivo e Legislativo precisam trabalhar em uníssono e esses representantes da nossa sociedade são fundamentais para que esta solicitação ganhe ainda mais força na instância superior. E insistimos na execução deste pacto pois temos diante de nós um desafio grandioso na área da saúde cuiabana. Estamos finalizando a construção do novo Pronto Socorro - que vai alavancar grandemente o número de atendimentos na Capital - e precisamos ter soluções à disposição, para que saibamos administrar não apenas o aumento da demanda de pacientes, mas também sua eficácia e qualidade. Queremos que Cuiabá se desvincule desse mito que denigre a saúde pública brasileira, fazendo com que ela seja desumana e insensível. O serviço municipal pode e deve ser excelente e esta coletânea de iniciativas carrega esse compromisso em sua essência”, concluiu o gestor.