Governo / MAIS LAZER

15 de Abril de 2018 00h21

Emanuel lança obra do Parque dos Trabalhadores e garante democratizar o acesso ao lazer na Capital

15/04/2018

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

Com a proposta de descentralizar as áreas de lazer, expandindo as para demais regiões da Capital, democratizando o acesso a elas e possibilitando que a população mais carente tenha a oportunidade de desfrutar desses espaços. Com esse conceito, o prefeito Emanuel Pinheiro lançou, na manhã deste sábado (14), as obras do Parque dos Trabalhadores, localizado no Distrito Industrial, região Sul da Cuiabá. O novo espaço de lazer, segundo Pinheiro, tem o objetivo de levar às famílias a socialização e qualidade de vida dentro de um sistema de inclusão, onde todos possam desfrutar dos mesmos benefícios, construindo uma cidade de igualdade e mais bonita.

“A ideia dessa gestão é oferecer os mesmos acessos a todos, e para isso temos que ofertar oportunidades, levar ao menos favorecido esses benefícios. E o lazer é algo de extrema importância. Nossa cidade possui várias áreas lindas, de muito verde, água, programações culturais, mas  tudo centralizado, onde essa população não consegue, em sua maioria, ter acesso com facilidade, ou por questão de locomoção, financeira. E são nessas regiões que está concentrada a classe trabalhadora, que precisa do nosso apoio. Então, é para esses que estou priorizando a minha gestão e vamos dar uma atenção maior para que possamos sanar essa desigualdade e levar está qualidade de vida , lazer para todos. Por isso, lanço, não uma obra, mais está nova era, em que o pai de família terá a oportunidade de desfrutar de momentos agradáveis com seus filhos, sem precisar se locomover para longe de sua residência”, elucidou o prefeito.  

O parque, que atenderá bairros como Pedra 90, Industriário, Nova  Esperança, Pascoal Ramos, ocupará uma área de aproximadamente 20 hectares, onde será instalado academia ao ar livre, mirante pista de skate, restaurantes, entre outros benefícios.  O espaço também será todo reflorestado. “Essa é mais uma área que era utilizada para descarte de lixo e que hoje se tornará uma das mais importantes áreas de lazer e bem-estar para os cuiabanos. Além disso, também proporcionará mais segurança, pois será um espaço organizado, com horário de abertura e fechamento, onde as pessoas poderão desfruta-lo de maneira segura. Um espaço que sai do anonimato para ser mais um ponto de beleza da cidade”, disse o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Prestigiando a solenidade de lançamento, a presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá, Margareth Buzziti, parabenizou os gestores pela ideia e destacou a relevância da obra para preservação da área verde. “Uma grande satisfação fazer parte desse momento, compartilhando desse lançamento, que para nós, empresários, e para os trabalhos é muito importante. A preservação nessa área verde usando desse conceito e transformando-a em um parque, é de grande impacto para a vida dessas pessoas, que como o prefeito citou, são os que mais precisam de atenção. Trazer esse olhar de dignificação para nossa região nos deixa muito felizes. Conte conosco e vamos continuar trabalhando por mais realizações como essa”, observou Margareth.

A equipe da Prefeitura já trabalha no local, executando toda parte de limpeza, alinhamento do terreno. O projeto do novo parque está sendo coordenado pelas pastas de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e a previsão de entrega da obra é para o aniversário de 300 anos da Capital, em 2019.

Seguindo o mesmo conceito, Emanuel, após o lançamento, também visitou uma outra área verde, localizada na mesma região, onde sugeriu a construção de um parque com o formato de praia. A proposta já começará ser avaliada pela equipe nos próximos dias. “Nosso projeto é deixar Cuiabá mais bonita, aconchegante, uma cidade limpa, tirar o cinza do concentro e estampar a alegria da nossa gente por esses lugares”, concluiu Pinheiro.

Mais lazer - Além do Parque dos Trabalhadores, o prefeito lançou, na última semana, a obra de outro importante espaço de lazer, localizada atrás do shopping Pantanal, e, já próxima semana, lança o parque o Caju, que atenderá a região da grande CPA e adjacências. Ambas com o mesmo conceito.