Governo / PARCERIA

07 de Fevereiro de 2018 14h26

Emanuel encaminha implantação de programas voltados à população jovem

07/02/2018

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

No intuito de ampliar as ações que combatam a exclusão social e fortaleçam o empreendedorismo jovem na Capital, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, se reuniu nessa terça-feira (06) com o presidente estadual da Juventude do Movimento Democrático Brasileiro (JMDB), Alan Ojeda. A agenda, realizada no Palácio Alencastro, serviu como oportunidade para que fosse apresentada ao líder do Executivo a proposta de adesão a parceria entre o Município e o Governo Federal, visando à implantação de dois programas nacionais voltados para população juvenil cuiabana.

Uma das iniciativas expostas ao prefeito foi o programa ID Jovem, voltado para o enfrentamento à desigualdade social. Por meio dessa medida, pessoas com idade entre 15 a 29 anos e pertencentes a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos passarão a contar com diversos benefícios. Dentre os incentivos estão o acesso à meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também as vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, todos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.

Além disso, Emanuel Pinheiro também encaminhou a união para a implementação do Inova Jovem. Com ações afirmativas relacionadas ao empreendedorismo, o programa é uma ferramenta de apoio encontrada pelo Governo Federal na luta contra violência cometida, especificamente, contra jovens negros com idade entre 18 e 29 anos. A iniciativa, idealizada pela Secretaria Nacional da Juventude, busca reduzir a vulnerabilidade de jovens sem acesso ao trabalho formal, através da oferta de capacitação em empreendedorismo, com cursos presenciais e acompanhamento profissional.

“Em nome da Secretaria Nacional da Juventude, o Alan nos apresentou esses dois excelentes projetos, que iremos lançar no dia 9 de março. Vamos investir na ocupação laboral dos nossos jovens para que eles consigam colocar em prática iniciativas positivas e, ao mesmo tempo, reforçar aquilo que já estamos desenvolvendo, que é a inclusão social. Temos total interesse em implantar em Cuiabá e, por isso, já marcamos a data. Cuiabá terá mais esses instrumentos de grande alcance social e que gerará, futuramente, um significativo impacto na nossa economia”, comentou o prefeito.

Segundo o presidente estadual da Juventude do Movimento Democrático Brasileiro (JMDB), Alan Ojeda, estudos nacionais apontam que dos mais de 59 mil homicídios que aconteceram em 2017 pelo menos 54% vitimaram pessoas dessa faixa etária, sendo que dentro desses 54%, a grande maioria, faz parte da população negra. Nesse sentido, ele destaca que os programas vêm para colaborar com o trabalho de humanização e inclusão que já está sendo executado pela atual gestão municipal.

“O prefeito Emanuel Pinheiro tem demonstrado ser um gestor sempre muito atencioso com a questão da juventude aqui no município e não foi diferente dessa vez. De imediato, ele se mostrou muito empolgado e disposto a participar da parceria junto com o Governo Federal. São programas que ajudarão na formação dos nossos jovens que, muitas vezes são cheios de ideias, mas não conseguem um direcionamento correto para colocá-las em prática”, argumentou o Ojeda.