Governo / GESTÃO HUMANIZADA

18 de Agosto de 2017 18h43

Emanuel busca apoio do Banco Mundial para investimentos no desenvolvimento humano e social

18/08/2017

BRUNO VICENTE

Mário Almeida

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, participou de uma reunião nesta sexta-feira (18) com representantes do Banco Mundial, em Washington DC. Voltada para ações de cunho social, a metodologia de atuação da instituição financeira vem ao encontro com a política de humanização que o gestor tem implantado no município. Na ocasião, o prefeito teve a oportunidade de apresentar os projetos pensados para o desenvolvimento econômico e social da cidade. 

Esta foi a segunda agenda do prefeito em Washington de um total de oito compromissos oficiais no exterior. Também participaram da reunião a primeira-dama Márcia Pinheiro, e o secretário extraordinário dos 300 anos, Júnior Leite. 

“Foi uma agenda muito intensa e extremamente positiva aqui na capital dos Estados Unidos. Durante nossa conversa, pudemos demonstrar o potencial, as perspectivas e a pujança da nossa Capital. Cuiabá é uma cidade emergente e líder do centro-oeste brasileiro, com um povo extraordinário, ordeiro e trabalhador. Com esses requisitos, temos todas as condições, contando com grandes apoiadores, para avançarmos significativamente em diversas áreas”, comentou. 

Uma das ideias debatidas com os representantes da instituição foi o plano de descentralização dos parques urbanos. Com o objetivo de ampliar as áreas de lazer para toda população, o chefe do Executivo tem buscado estender os locais de entretenimento, beneficiando, principalmente as regiões mais afastadas da área central. Conforme Emanuel, essa é uma medida que potencializa a política de democratização da gestão pública que tem sido adotado pela atual administração municipal. 

“Queremos apoio para investir no desenvolvimento da cidade, através de uma gestão mais humanizada, próxima da população. Entendemos, por exemplo, que, além da diversão, a criação de novos parques é também uma ação importante para o aumento da qualidade de vida do cidadão. E foi exatamente essa a linha da apresentação que fizemos aqui no Banco Mundial, causando uma enorme empolgação nos técnicos da instituição. Vamos continuar investindo no centro, mas iremos levar esses equipamentos públicos para mais próximos das áreas mais carentes também”, argumentou. 

O diplomata José Gilberto Scandiucci destacou o fato do Banco Mundial já alimentar uma relação muito forte com o Brasil e assegurou que irá discutir, juntamente com os diretores do banco em Brasília, de que maneira a entidade pode auxiliar. “Ficamos muito impressionados com as iniciativas que o prefeito tem levado adiante e, a partir disso, nossa ideia é debater qual a melhor forma de colaborar para o desenvolvimento de Cuiabá”, pontuou.

Veja mais sobre a missão oficial do prefeito nos EUA: 

Em TV americana, Emanuel explana ações nos EUA para brasileiros residentes no país

Prefeito avança em tratativas com BID para investimentos na Capital

Prefeito articula inclusão da cultura cuiabana em maior festival de Nova Iorque

Emanuel viabiliza implantação de programa da ONU para melhorar IDH em Cuiabá

Nos EUA, prefeito destaca reconhecimento ao Marechal Cândido Rondon

Consulado-Geral do Brasil assegura apoio na difusão das potencialidades de Cuiabá nos EUA

Na Câmara do Comércio Brasil - EUA, prefeito discute investimentos para Cuiabá

Emanuel estreita parceria com a ONU para divulgar o turismo e a cultura da Capital