Governo / BROADCAST TELEVISION

18 de Agosto de 2017 07h40

Em TV americana, Emanuel explana ações nos EUA para brasileiros residentes no país

18/08/2017

BRUNO VICENTE

Mário Almeida

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, concedeu nessa quarta-feira (16) uma entrevista exclusiva ao programa VejaTV, da Broadcast Television. Apresentado pela jornalista Cristina Natividade, o programa de notícias é produzido especialmente para a comunidade brasileira que reside nos Estados Unidos. Na ocasião, Emanuel pode explanar aos telespectadores sobre as ações que tem desenvolvido durante sua estadia no país norte-americano.

Emanuel aproveitou a oportunidade para destacar que sua viagem para o exterior tem como foco uma intensa agenda, visando principalmente uma busca por investimentos e a propagação da Cuiabá dos 300 anos a nível mundial. Ele ressalta ainda que o intercâmbio é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de uma relação bilateral com os Estados Unidos, firmando parcerias no aspecto cultural, econômico e social.

"Cuiabá tem um potencial enorme. É uma cidade exuberante, com uma cultura fortíssima. Além disso, possuímos uma gastronomia irresistível e uma economia em ascensão. É uma cidade calorosa nos dois aspectos, no clima, e também na característica do cuiabano, que é hospitaleiro. Estamos muito satisfeitos com essa agenda, que se iniciou nesta semana, e temos a certeza que irá se fechar muito bem ao longo desses dias”, comentou.  

Organizações das Nações Unidas

Emanuel contou sobre sua visita na ONU, onde deu encaminhamento para uma parceria visando a inclusão das ações dos 300 anos da Capital no calendário oficial da organização. Nesta agenda, o prefeito pôde apresentar as riquezas cuiabanas para a presidente do Portugueses Languege Institute da ONU, Rosely Saad, para a presidente do United Nations Staff Recreation Council, Tainá Glaudia, e também para o diretor de Eventos Especiais, Gordan Framer.

“Com o apoio das Nações Unidas, queremos propagar a cultura e arte cuiabana. Existe um orgulho e uma identidade cultural muito forte construído ao longo dos 300 anos. Queremos aproveitar esse momento e trazer para cá seminários, simpósios, acontecimentos que possam discutir, por exemplo, a população indígena, o meio ambiente, a arte. São momentos que queremos criar para divulgar para todas as nações a força da nossa cultura”, disse.

Encontro na Câmara de Comércio

O prefeito falou também sobre a reunião que teve com representantes da Câmara do Comércio Brasil-EUA, no intuito de discutir formas de investimento de fomentação da economia cuiabana. “Queremos aguçar a atenção e o interesse dos norte-americanos para investir em Cuiabá. Dessa reunião saiu o primeiro encaminhamento, que será um novo encontro, no próximo ano, entre o setor produtivo cuiabano e o norte-americano”, contou.

Consulado

Outro ponto da agenda oficial explanado pelo gestor do Município foi a visita institucional no Consulado-Geral do Brasil, em Nova Iorque, onde foi recebido pela cônsul-geral do Brasil, Ana Lucy Cabral Petersen, com o objetivo de envolver o corpo diplomático que atua no exterior na divulgação das ações dos 300 anos da cidade.

“Foi mais um ato importante, onde o prefeito da capital de Mato Grosso solicitou o apoio institucional da nossa casa aqui nos Estados Unidos, para que pudesse nos auxiliar nesses encaminhamentos aqui em Nova Iorque, visando propagar a nossa Capital e abrir as portas para o mundo. Tivemos esse apoio e vamos dar sequência a essa articulação diplomática em Brasília”, explicou.

PNUD

Por último, Emanuel relatou também sobre seu segundo encontro na Organização das Nações Unidas. Na oportunidade, o prefeito se reuniu com o diretor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD), Thangavel Palanivel, para debater a adesão, por parte de Cuiabá, ao programa que auxilia na melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em todo o mundo.

“A reunião foi pautada nos três critérios estabelecidos pelo programa, que são a educação, renda e longevidade, ou seja, expectativa de vida. Vou mergulhar nessa questão, para avançarmos nessa parceria e abrirmos os encaminhamentos para que Cuiabá possa ter os avanços necessários no desenvolvimento. Quero ao final da gestão olhar para trás e poder dizer que valeu apena, pois entrego uma cidade muito melhor para se viver. O maior legado que eu quero deixar, ao final da minha gestão, é um avanço significativo nos indicadores do IDH município”, finalizou Emanuel Pinheiro. 

Veja mais sobre a missão oficial do prefeito nos EUA: 

Prefeito avança em tratativas com BID para investimentos na Capital

Prefeito articula inclusão da cultura cuiabana em maior festival de Nova Iorque

Emanuel viabiliza implantação de programa da ONU para melhorar IDH em Cuiabá

Nos EUA, prefeito destaca reconhecimento ao Marechal Cândido Rondon

Consulado-Geral do Brasil assegura apoio na difusão das potencialidades de Cuiabá nos EUA

Na Câmara do Comércio Brasil - EUA, prefeito discute investimentos para Cuiabá

Emanuel estreita parceria com a ONU para divulgar o turismo e a cultura da Capital