Governo / MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

27 de Novembro de 2018 16h14

Em Brasília, prefeito assina adesão ao projeto A3P

27/11/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

A Prefeitura de Cuiabá é a mais nova integrante da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), proposta pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Em Brasília, o prefeito Emanuel Pinheiro assinou o termo de adesão nesta terça-feira (27), no gabinete do ministro Edson Duarte. Esta se soma a uma série de iniciativas que convergem com tendências de desenvolvimento econômico, social e ecológico, resultando em uma série de adequações urbanas já em andamento cidade afora.

De acordo com o Ministério já são 52 instituições públicas incluídas no programa que estimula os órgãos públicos do país a implementar as práticas. Ao lado do deputado federal eleito Emanuel Pinheiro da Silva Primo, o prefeito ressaltou a importância da adoção da A3P, afirmando que o objetivo é transformar a capital do Mato Grosso numa cidade mais moderna e eficiente. Em sua avaliação, a novidade ganha ainda mais destaque por fazer parte das ações para o tricentenário de Cuiabá, comemorado em abril de 2019.

“Estamos colocando Cuiabá na linha de frente da defesa do meio ambiente e vamos começar pela prefeitura para dar o exemplo. Para isso, há investimentos em medidas de grande porte e também naquelas de impacto pontual. No caso da A3P o objetivo é fomentar a consciência ambiental dentro das pastas, causando uma mudança de comportamento para possamos extinguir o desperdício. Precisamos entender que estas mudanças dependem dos nossos hábitos”, disse Pinheiro.   

O ministro Edson Duarte fez questão de lembrar que o discurso de sustentabilidade não é apenas sobre economia, eficiência e redução de gastos. “Além de otimizar, é um processo simpático e austero que manda uma mensagem importante à sociedade. É respeito aos cidadãos porque mostra que o gestor está preocupado com o meio ambiente e também com os gastos do município”, afirmou.

A Prefeitura de Cuiabá se junta às mais de 350 instituições municipais, estaduais e federais que fazem parte do projeto A3P, que teve início em 1999, com as adesões começando em 2005. Por ano, em média, 36 órgãos entram no programa. Em 2018, a meta era receber 25 novos parceiros. Mas o resultado, até agora, mostra que o sucesso da agenda foi bem maior: 52. No geral, até o fim do ano, a ideia é chegar a 410 adesões.

“A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, a instituição pública protege a natureza e, em consequência, reduz gastos”, finaliza Dioclécio Luz, coordenador-geral da A3P.

O deputado federal eleito Emanuel Pinheiro da Silva Primo também esteve presente na reunião e se comprometou a abraçar a iniciativa para que ela seja difundida por todo o estado. "Acompanhei essa reunião para que pudesse colher essa ideia e implantar em todo Mato Grosso. Essa é uma bandeira de sustentabilidade, economia e eficiencia em gestão pública", disso o parlamentar. 

Dever de casa

Desde setembro, servidores da Prefeitura participaram do curso de sustentabilidade na administração pública oferecido pelo MMA. Nesta segunda, por exemplo, os colaboradores que atuam no 7º andar do Palécio Alencastro participaram de uma palestra com voluntário do grupo Teoria Verde. Segundo o assessor estratégico de Sustentabilidade da Secretaria dos 300 anos, Alex Vieira de Deus, as aulas trataram especialmente do assunto. “O curso trouxe uma contribuição na conscientização dos servidores, causando uma mudança de comportamento para que melhoremos no combate ao desperdício. Precisamos entender que os nossos hábitos é que são responsáveis por um impacto real.”