Governo / FATO HISTÓRICO

09 de Janeiro de 2022 06h10

Em bate-papo com internautas, Emanuel Pinheiro destaca respeito aos servidores: 'não existe greve há 5 anos em Cuiabá'

09/01/2022

FERNANDA LEITE

Luiz Alves

Arquivo

Na primeira live semanal realizada pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, na tarde de quinta-feira (6), ele destacou o respeito e a admiração que possui pelos trabalhos e esforços que são desempenhados pelos servidores do município. Ainda, destacou o fato histórico de que em ao longo da gestão nenhuma categoria paralisar as atividades. 

"Em cinco anos de mandato, nunca ocorreu nenhuma greve no município. A  Saúde, em outras gestões,  parou por duas ou três vezes sem exceção.  Na minha gestão reina o respeito ao gestor público  e a estabilidade, tudo em  benefício à população. Nenhuma greve em nenhuma área da gestão. Isso é fato inédito na história de Cuiabá. É muito importante para o gestor ter o apoio dos servidores públicos, porque são eles que estão lá na ponta falando com o cidadão. Esempre digo e repito.Não quero o servidor atrás de mim, mas sim, ao meu lado, fazendo muito por Cuiabá ", comentou o gestor.
Pinheiro também foi um dos únicos gestores a valorizar os profissionais do município com  propostas de Lei Complementar que dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). Até então, são 13 categorias de servidores que tiveram o PCCS concedido. O prefeito Emanuel garante que até a conclusão de seu mandato, irá contemplar 100% de todos os setores do funcionalismo público municipal. 
O gestor realizou também várias apresentações das ações e obras de sua gestão na área da Saúde, como o programa SOS AVC, criado em 2019 e funcionava no Hospital São Benedito e, em março do ano passado, quando o Hospital São Benedito tornou-se exclusivo para tratamento de pacientes com covid-19, passou a funcionar no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Desde sua criação até dezembro de 2021, 1.375 pessoas de Cuiabá e de diversos municípios do interior foram salvas pelo programa, sendo 459 somente em 2021. O programa passou-se a ser referência nacional. 
Ele citou também que, em 60 meses, a capital recebeu 45 obras entre construção de unidades, reformas e ampliações.  A tradução de todo o esforço e respeito a população representa a ampliação da cobertura de atenção primária do município, chegando acima dos 70%, outrora em 42%. “Eu quero manter esse diálogo com a população. Eu não tenho compromisso com o erro, a gestão busca acertar sempre. Quero mostrar o Emanuel como ele é”, disse ele na transmissão.