Governo / PARCERIA

05 de Março de 2019 11h00

Educação adere Rally Ecológico e levará ações voltadas à leitura para região do Coxipó do Ouro

05/03/2019

LUCIANA SOUZA

Gustavo Duarte

Arquivo

Mais uma Secretaria do Município adere ao Rally Ecológico Cuiabá 300 Anos, fruto da parceria com a Cronorally e Bridgestone/Sena Pneus. Soma-se à competição, agora a Pasta de Educação, que distribuirá mil kits de livros aos estudantes do Coxipó do Ouro e, na mesma região, haverá ainda um plantio de mudas e uma programação especial livros. A união foi firmada nesta semana e as ações serão desenvolvidas pela equipe das Bibliotecas ‘Saber com Sabor no dia 29 de março (sexta-feira).

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a iniciativa de unir um evento grandioso e eixos de formação é essencial para o alcance das pessoas, principalmente as crianças e adolescentes, que estão em uma fase de desenvolvimento.

“Eu fico maravilhado quando encontro pessoas que lutam pela dignificação da educação, que busquem meios para difundir projetos, como esse. Aumentar o poder de acesso à leitura é um dos passos para transformamos não só Cuiabá, mas como todo país. Quero somente agradecer as equipes envolvidas nessa parceria e reforçar meu compromisso com educação dos cuiabanos”, frisou Pinheiro.  

Segundo a professora Edvair P. Alves, coordenadora do projeto, o objetivo é incentivar a leitura, levando conhecimento, entretenimento, cultura e lazer com atividades voltadas às crianças, jovens e adultos da Escola Municipal Nossa Senhora Penha de França, no Distrito do Coxipó do Ouro. “Nessas atividades serão distribuídos aproximadamente mil kits de livros. Isso dá um total de cinco mil livros entregues”, disse a professora Edvair, que participará do Rally.

Na Escola Nossa Senhora Penha de França, no Coxipó do Ouro, no dia 29 de março, estarão em ação os projetos: “Árvores que dão Livros”, com uma variedade de edições, que serão penduradas em árvores da localidade. Lá também terá a exposição de acervo da Fauna e Flora Brasileira/Consciência Ambiental. O evento ainda contará com jogos, brincadeiras, cantigas; “A Mala e o Baú de Livros”, varal literário; tenda e cabaninha de livros, oficina de desenho e pintura, piquenique literário; narração de Histórias: Curupira (um anão de cabelos vermelhos e pés voltados para trás que protege as florestas), e outros, além da entrega de kits de livros aos alunos.

As Bibliotecas Comunitárias ‘Saber Com Sabor’ funcionam no bairro santa Isabel (Idalina Rosa da Silva), na rua Allan Kardec, 359, no Pedregal (Dona Canuta da Silva), na rua Maranguape, s/n; no Pedra 90 (avenida Principal, s/n), no Osmar Cabral (Nilma Luiza da Silva Branca), na Quadra 14, Lote 36, nº 8, No Cidade Verde (Davidson da Costa Campos), - na rua Terezinha, s/n, além dos pontos de Leitura da Secretaria Municipal de Educação, na Praça do Distrito de Aguaçu.

Esses espaços possuem um acervo de aproximadamente 72 mil livros, na sua maioria proveniente de doações. São obras de literatura infantil, infanto-juvenil, clássicos da literatura brasileira e estrangeira e da cultura mato-grossense. Além de leituras e pesquisas, os frequentadores e leitores têm acesso a atividades dirigidas pelos bibliotecários e educadores, como ‘contação’ de histórias, palestras, vídeos, produção de textos literários (contos, poemas, romances, crônicas, literatura de cordel, poesia, rimas, trava língua), teatro, sessão de cinema, músicas, oficinas de brincadeiras, desenhos, pinturas, dobraduras, jogos e reciclagem diversas. Durante o ano, também são realizadas feira de livros, com trocas e doações.

"As bibliotecas possuem livros disponíveis para empréstimo. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima da sua residência, para efetuar o seu cadastro, levando comprovante de residência, documento com foto e cópia desse número de telefone e preencher um formulário fornecido pela coordenação da biblioteca. Todas as bibliotecas estão abertas ao recebimento de doações de livros, revista, gibis e outros materiais que possam enriquecer o acervo das unidades", explicou a professora.

Os espaços são mantidos e gerenciados pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Além das Bibliotecas ‘Saber com Sabor’, Cuiabá possui também 32 bibliotecas nas unidades educacionais da rede pública municipal de ensino. Os espaços só fecham período de férias.  

 

A leitura em números - Em 2018, as Bibliotecas ‘Saber com Sabor’ realizaram 8.500 empréstimos. Ao todo, as unidades possuem 2.463 cadastros ativos e foram frequentadas por aproximadamente 30 mil pessoas.

Entre as ações realizadas merecem destaque a doação de 3 mil kits de livros para unidades educacionais e instituição religiosa, além de eventos como o Livro de Rua, em comemoração ao dia do leitor, o Livro Esquecido que comemorou o dia do Bibliotecário, Formação SigEduca, a participação na festa literária de Parati (RJ), e os dias do livro infantil e do folclore.