Governo / CIDADANIA

02 de Fevereiro de 2018 16h10

Distrito da Guia e Aguaçu ganharão posto para cadastramento biométrico

02/02/2018

ANDRESSA SALES

Gustavo Duarte

Um posto de cadastramento biométrico será instalado no Distrito da Guia, em Cuiabá, e deve começar os atendimentos nas próximas semanas. Nesta sexta-feira (02), o subprefeito do distrito e os representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) assinaram um termo de cooperação para viabilizar o acesso ao cadastro de eleitores da zona rural da capital.

A iniciativa tem como objetivo ampliar os serviços de cidadania prestados à população, sendo mais um ponto de realização do cadastro biométrico. Atualmente são mais de 2.800 eleitores na Guia e quase mil do Aguaçu, a expectativa é atender todos os dois eleitorados até o prazo final em nove de maio.

“Estamos acompanhando a dificuldade que está sendo no cadastramento biométrico dentro do município, e vimos com preocupação a realidade dos eleitores do nosso distrito, logo procurei junto ao órgão a possibilidade de trazer um posto que atendesse as duas comunidades. Outra importante constatação, principalmente para o TRE, será a revisão dos eleitores que acabará acontecendo e ajudando o tribunal a mensurar o número de eleitores dentro de Cuiabá”, afirma o subprefeito da Guia, Rubinho da Guia.

O termo de cooperação prevê que a parceria desenvolva algumas obrigações para a realização dos atendimentos. A subprefeitura irá ceder voluntários,  já o TRE-MT irá capacitar os atendentes cedidos, fornecer equipamentos tecnológicos e implantar infraestrutura de comunicação de dados que possibilite a interligação das unidades de atendimento dos eleitores.

“Queremos contar com esse leitores da zona rural, mesmo sabendo das dificuldade muitas vezes na locomoção. Em alguns casos a oportunidade ajudará até mesmo no alistamento dos eleitores, que consequentemente impactará no número total dos eleitores no município”, afirma o desembargador do TRE, Pedro Sakamoto.

Inicialmente o atendimento será interno e após o carnaval será aberto ao público externo para atendimento de toda população, tanto distrital quanto da capital.

“Os dois distritos tanto Guia quanto Aguaçu, são os lugares que reúnem o maior número de eleitores na zona rural, e o TRE está com dificuldade para cadastrá-lo”, pontuou o diretor geral do TRE, Nilson Fernandes Gomes Bezerra.