Governo / FOLIA DE MOMO

10 de Fevereiro de 2018 11h17

Dez mil pessoas estiveram no primeiro dia de Carnaval na Orla do Porto para ver as atrações regionais

10/02/2018

ANDRESSA SALES

Davi Valle

Arquivo

Mais de dez mil pessoas prestigiaram nesta sexta-feira (09), a abertura do Circuito oficial do Carnaval na Orla do Porto. O evento realizado pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Secretaria Extraordinária dos 300 anos reuniu artistas regionais de peso que garantiram o início das festividades carnavalescas.

Com uma vasta programação durante os cinco dias de festa, nessa primeira noite, os foliões puderam desfrutar de uma noite de muita diversão comandada pelo som do DJ Felipe, da banda Toque D’Prazer, o funk de MC Dentinho, Denner & Douglas, além da contagiante animação da banda Megasom (Lambadão).

Com uma super estrutura de palco, painéis, som, iluminação, tendas, arquibancadas e decoração, o carnaval da Orla em 2018, promovido pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, já se consagra como um dos principais da região, em seu segundo ano consecutivo e, prepara os cuiabanos para as comemorações do tricentenário da Capital.

“É com muita satisfação que preparamos essa festa para o povo cuiabano, sabemos que não era possível realizar um evento como esse, com toda essa estrutura e logística com recurso público, mas com o apoio da iniciativa privada isso foi possível, e graças a todo um esforço feito pela gestão do Município podemos mostrar como Cuiabá tem condições de estar inserida dentro do circuito nacional de turismo, com políticas públicas para atrair turistas para a nossa cidade, além da geração de emprego, renda e principalmente oportunidade de lazer ao nosso povo”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para garantir a segurança em todo o circuito os acessos principais para entrada dos foliões foi viabilizada em dois portões, um na Avenida Oito de Abril (sentido Mercado do Porto) e o outro pela Praça Luiz de Albuquerque (ao lado da ponte Rio Cuiabá). O tráfego de acesso atrás do palco sentido Porto/Avenida Miguel Sutil foi proibido e bloqueado [mesmo para moradores], pelo Corpo de Bombeiros Militar, por motivos de segurança. No local placas sinalizadoras indicam as entradas dos pedestres pelas vias principais de acesso e os agentes da Semob organizam todo o fluxo, para evitar tumulto e congestionamentos.

“A segurança é uma preocupação eminente e constante. Em conjunto com a Secretaria de Ordem Pública, Policia Militar e Corpo de Bombeiros, e Semob,preparamos um esquema de segurança, com bases de policiamento que garantem os festejos com tranquilidade. O evento é legalmente liberado por meio de alvará de funcionamento emitido pelo Corpo de Bombeiros, com saídas de emergência disponíveis, equipamentos de segurança, além de segurança particulares nas portarias fazendo revistas a fim de inibir a entrada de bebidas alcóolicas e outros materiais no circuito, além dos PM que fazem a segurança preventiva. Portanto garantimos que a família cuiabana venha prestigiar o nosso carnaval com a absoluta certeza de que estará protegida”, explicou o secretário extraordinário dos 300 anos, Júnior Leite.

Outra medida importante é a presença do projeto “Proteger”, com o slogan “Carnaval em Cuiabá pratica responsabilidade social”. Equipes de profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, farão durante todo o carnaval o trabalho de identificação de crianças e adolescentes nas entradas do circuito.

"A nossa expectativa é que possamos desenvolver um trabalho incisivo de prevenção, em cumprimento a política de assistência social básica, contra as manifestações de violência contra criança e adolescentes e com isso, consigamos reduzir os números de direitos violados. Os atendimentos estão sendo feitos nas duas entradas, duas equipes fazem o trabalho de orientação e sensibilização com folders, e uma equipe faz a identificação, que por se tratar de um local de grande extensão, podem ocorrer o caso de crianças perdidas. Nesse caso, o stand se torna um ponto de referência para a família”, ressaltou a coordenadora do programa, a assistente social Hellen Ferreira.

Conforme o prefeito Emanuel Pinheiro, a estrutura do “Carnaval 2018” foi pensada primordialmente para oferecer lazer e segurança sem que houvesse desrespeito ao cidadão.

“Gosto muito de carnaval, e estou adorando toda essa estrutura, é a primeira vez que fico em Cuiabá para curtir, geralmente vou para o interior. Espero que possamos ter mais eventos como esse, todos os anos”, disse Deivid Jonathan.

“Estou achando divertido, muito organizado, quero aproveitar muito este carnaval, estou feliz em saber das atrações que teremos, gratuitas, e pretendo voltar outros dias para curtir”, disse Kerit Fernandes, vestindo sua fantasia de mulher maravilha.

Dando sequência aos trabalhos, na manhã deste sábado (10) os dois pontos de festas carnavalescas (Orla do Porto e Praça da Mandioca) já estão sendo limpos. Todos os dias o evento terá início às 20h e se encerrará às 03h da madrugada. Na noite de hoje (10), direto de Salvador, a banda a Chiclete com banana fará a alegria dos micareteiros.

Segue abaixo a programação

SÁBADO: 10-02

DJ Cleyton 7

Charanga Bola de Ouro

Guga Cunha Elétrico

Chiclete com Banana

DOMINGO: 11-02

DJ Felipe

Bateria Explosiva Show

Rafa Garcia

Erre Som (Lambadão)

SEGUNDA: 12-02

DJ Cleyton 7

Swing Bamba

Sambaxé

Thiago Brava

TERÇA: 13 -02

Desfiles dos Blocos