Governo / DESENVOLVIMENTO

08 de Fevereiro de 2018 10h18

Desenvolvimento e mobilidade urbana são os reflexos da nova Rua Projetada 74

08/02/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Gustavo Duarte

Arquivo

A nova Rua Projetada 74, entregue na noite desta quarta-feira (07), é mais um dos fundamentos do desenvolvimento da Capital, além de contribuir diretamente para a mobilidade urbana em umas das regiões mais movimentadas da cidade. Alcançando a área oeste do município, as vias de 250 m² representam os esforços da Prefeitura de Cuiabá e do prefeito Emanuel Pinheiro em firmar parcerias com a iniciativa privada, em busca de melhorias que contemplem toda a população.

“Transformar nossa cidade em um local que emana desenvolvimento e respira os efeitos do investimento do poder público é o nosso grande objetivo à frente da Capital. Esse ousado sonho se desdobra em diversos aspectos, atingindo a área da saúde - com a construção das Unidades Básicas - e alcançando os moradores com programas de infraestrutura, como o Minha Rua Asfaltada e Minha Rua com Calçada. E com uma premissa de trabalho participativa, investimos em parcerias públicos-privadas por saber seu valor e seus resultados, e a Rua Projetada é fruto dessa união de forças em busca de soluções eficazes. Através deste Termo de Compromisso firmado com a BR Malls, hoje entregamos juntos mais uma obra que será cuidada pelo município. Facilitando o acesso dos moradores do Santa Rosa à avenida Miguel Sutil, essa nova extensão de pavimentação asfáltica reflete o nosso compromisso em garantir o crescimento exponencial de Cuiabá e isso será uma constante ao longo dos próximos anos. Estes esforços consumados nesta obra se repetirão em todas as áreas, redefinindo espaços mortos, construindo novos trajetos e preparando nossa terra para o seu emblemático tricentenário”, afirmou o chefe do Executivo.

Contemplando os moradores de bairros como o Santa Rosa, Santa Amália, Santa Angelita, Jardim Araçá e Canachue, a Rua Projetada 74 está situada na lateral do novo Shopping Estação e liga as avenidas Miguel Sutil e Miguel Serror. As obras de pavimentação na região são fruto de um Estudo de Impacto de Vizinhança, que ponderou todas as variáveis necessárias vinculadas à Lei de Uso e Ocupação do Solo. O objetivo foi garantir o desenvolvimento ordenando, respeitando as comunidades diretamente impactadas. Planejada para ser o acesso ao centro de compras, as novas vias tornarão o ingresso pela avenida principal secundário, desobstruindo o trânsito no local e conferindo maior trafegabilidade para os condutores.

Cercada por uma iluminação composta com lâmpadas de LED, a Projetada 74 trouxe vida a uma área que estava em meio ao abandono. “É uma simples rua, mas que já trouxe resultados imediatos em se tratando da paisagem que contemplávamos ao transitar pela região. Garantindo uma ocupação do solo ordenada, ela já se torna um instrumento facilitador na mobilidade urbana, ligando comunidades inteiras a uma das avenidas mais movimentadas da nossa Capital. E nós como Prefeitura somos gratos ao compromisso da empresa em conduzir essa construção com responsabilidade, adotando uma alternativa de luminosidade que além de garantir maior vigor e claridade durante o período noturno, representa uma significativa economicidade no consumo de energia”, disse José Roberto Stopa, secretário municipal de Serviços Urbanos.

O compromisso em oferecer uma infraestrutura adequada para a população também faz parte do modus operandi da BR Malls, empresa responsável pelas obras de pavimentação da Rua Projetada 74. De acordo com o diretor do Shopping Estação, José Roberto Levi Cardoso, a obra será um agente facilitador para os moradores locais e toda a população que frequentará ainda mais a região, com a chegada do aguardado empreendimento. Qualidade, responsabilidade e empenho são alguns dos coeficientes que fazem parte deste trabalho entregue e do novo centro de compras - que será um instrumento indutor da economia da cidade.

“Estamos muito felizes por poder trazer esse espaço para Cuiabá. Será um presente, planejado com um mix de lojas e produtos que são frutos do comportamento consumidor do povo desta terra. Traremos um shopping que preza pela valorização dos lojistas locais, pois sabemos que jamais estaríamos completos sem a presença dos grandes comerciantes que são responsáveis pela construção do comércio da Capital. É gratificante poder garantir que a maioria deles estará conosco no Estação, que também contará com um leque de grandes marcas regionais, nacionais e internacionais. Este centro também contribuirá para o crescimento da cidade, uma vez que permitirá um aumento no fluxo econômico de maneira geral”, salientou.

Para o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues, a qualidade do asfalto segue os mesmos padrões adotados pelo município, na execução dos trabalhos do programa Minha Rua Asfaltada. “Aqui temos uma pavimentação com propriedade, que garante a segurança para o condutor ao trafegar pelo perímetro. Além disso, toda a sinalização vertical e horizontal foram feitas adequadamente, certificando tranquilidade para os contribuintes. Esta nova rua também atende aos anseios da comunidade, que terá acesso rápido à principal via da região, que é a Miguel Sutil”, pontuou.

Os moradores da região também foram receptivos à chegada da Rua, aliado à iminente inauguração do shopping Estação, marcada para o dia 04 de setembro. Para o representante da Associação de Moradores do Santa Rosa (AMO Santa), Otacílio Borges Canavarro, as novas vias são reflexos de um longo debate. “Superamos os desafios que se apresentaram durante todo este período e hoje contemplamos uma bela obra, que muito mais que asfalto novo, representa o avanço da nossa cidade. Esta área não tinha vigor e hoje será uma rota alternativa segura, facilitando a vida dos moradores e diminuindo os gargalos existentes na Miguel Sutil. Estamos muito contentes por uma conquista”, concluiu.

Participaram da entrega os secretários municipais Carlos Roberto da Costa (Governo), Vinicius Hugueney (Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico), Elizeth Araújo (Saúde), o procurador-geral do Município, Nestor Fidelis, os adjuntos Jonail Costa (Relações Comunitárias), Luciana Zamproni (Mobilidade Urbana), Gustavo Costa (Proteção e Defesa do Consumidor), Milton Correa (Saúde), Oseas Machado (Governo e Relações Institucionais) e Fausto Olini (Inovação e Comunicação). Além dos vereadores Paulo Araújo e Jamilson Moura.