Governo / CAPACITAÇÃO

12 de Abril de 2018 08h36

Defesa Civil realiza curso de Formação de Voluntários para Proteção e Defesa Civil

12/04/2018

RAFAELA GOMES CAETANO

Assessoria

Arquivo

Constituir cidadãos conscientes, capazes de lidar com situações adversas. O curso de Formação de Voluntários para Proteção e Defesa Civil está trabalhando valores e práticas bem específicas, que preparam aqueles munícipes interessados para circunstâncias dificultosas, como o combate de princípios de incêndio e outras noções referentes à desastres ambientais e outros tipos de riscos. Fruto de uma parceria entre as Defesas Civis de Cuiabá e do Estado, o treinamento é também uma ferramenta difusora da responsabilidade social, além de expandir os conhecimentos básicos dos contribuintes quanto às intempéries que cercam a cidade e o contexto em que vivemos.

“Queremos que a população cuiabana seja formada por cidadãos ativos e co-participativos, que entendam a cidade onde moram e se disponham a ajudar a Prefeitura de Cuiabá a propagar informações cruciais e atitudes que reflitam a genuína cidadania. Esta capacitação tem moldado uma percepção muito mais apurada e precisa, tanto a respeito de desastres ambientais, bem como das posturas básicas que qualquer munícipe consegue desempenhar, mediante o treinamento apropriado. Distribuída em três módulos, as lições aqui ensinadas se condensam em aulas práticas, que preparam os participantes para serem nossos aliados, ajudando seus vizinhos em situações delicadas, prestando o socorro mínimo quando necessário e disseminando a dinâmica de uma comunidade ativa, que zela pelos seus pares e se dedica para o bem comum através do trabalho voluntariado”, afirmou Paulo Wolkmer, diretor de Proteção e Defesa Civil de Cuiabá.

Os três módulos abrangem os assuntos cruciais vinculados à temática principal, como as Noções Básicas do Voluntariado, quais as atribuições da Defesa Civil, um diagnóstico que apresenta os Riscos da Cidade, além dos Fundamentos Básicos dos Primeiros Socorros e como proceder na Extinção de Princípios de Incêndio. Segundo Wolkmer, é fundamental que os capacitados saibam lidar com as adversidades que fazem parte da vida urbana, pois dessa forma sua resposta em relação às ocorrências preventivas ou de pequeno porte será rápida, além de eficazes e contributivas para o trabalho de ambas as unidades da Defesa Civil.

“Essa capacitação gratuita é muito valiosa e tem moldado algumas características riquíssimas nos participantes. Temos nos dedicado a esta missão de propagar ações produtivas com o objetivo de alertar o cidadão, tornando-o um instrumento multiplicador na sociedade. É com essa percepção mais apurada que estes módulos ainda empregam uma aula sobre como exercer o voluntariado em eventos como a Caravana da Transformação, para que o próprio contribuinte compreenda que há várias ocasiões onde esse curso pode e deve ser aplicado. Indo ainda mais além, estamos orientando todos quanto ao manuseio adequado de extintores de incêndios, uma questão que frequentemente gera dúvidas”, salientou o diretor.

Em execução há pouco mais de um mês, a Formação de Voluntários para Proteção e Defesa Civil já alcançou quase 1.500 pessoas, com o objetivo primário de consolidar a marca de 2.000 participantes treinados até o final. Com uma procura surpreende, a capacitação concluiu sua penúltima turma nesta quarta-feira (11), voltada apenas para servidores municipais. Em virtude da grande demanda, a Defesa Civil abrirá novas classes futuramente, em datas ainda a serem definidas. Com o total de 12 horas/aula, a ministração conta com a emissão de certificado após a conclusão, com reconhecimento de curso de extensão.

Para mais informações e esclarecimentos, a Defesa Civil de Cuiabá atende pelo número 3623-9633.