Governo / DOE SANGUE DOE VIDA

17 de Dezembro de 2019 12h15

Defesa Civil Municipal organiza campanha de doação de sangue

17/12/2019

ANDRESSA SALES

arquivo

A Defesa Civil Municipal e o Instituto Grupo de Operações Ambientais (GOA) e o Hemocentro - MT promovem neste fim de ano, a campanha de doação de sangue “Voluntário Sangue Bom”. A campanha teve inicio na segunda-feira (16) e segue até a quinta-feira (19).

Considerando que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, os doadores voluntários têm contribuído para salvar até 50 mil vidas, por ano, de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas unidades hospitalares públicas e nos prontos-socorros. 

A iniciativa surge em virtude do início de um período crítico para a unidade e serve de alerta para toda a população, visto que a época das festividades de fim de ano engloba recessos, férias escolares e viagens que se prolongam até o feriado de carnaval, causando a redução no número de doações. “A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Defesa Civil Municipal, está à frente dessa campanha para conscientizar os voluntários e reforçarmos o estoque, porque neste período diminui o fluxo de doações”, disse o diretor de Proteção e Defesa Civil, Capitão Joalino Domingos Ferreira.

De acordo o Hemocentro, além de atender aos pacientes internados nas unidades de saúde, as doações, principalmente aquelas feitas por aférese, salvam, por mês, a vida de 660 pacientes que possuem algum tipo de doença do sangue (câncer, anemia, doença de Won Willebrand, hemofilia, talassemias, entre outras).

Quem pode doar?

Segundo o Ministério da Saúde, para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, além de ter alimentação saudável e estar em bom estado de saúde. O doador precisa comparecer à unidade coletora com documento oficial com foto.

Homens podem fazer até quatro doações anuais com prazo de dois meses. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um espaço de quatro meses. Em cada coleta, é retirado um volume de 450 ml de sangue, que é suficiente para ajudar até quatro pessoas.

Para doar sangue, basta procurar as unidades de coleta da cidade.

Serviço

Para mais informações, agendamentos de coleta externa e de campanhas de captação de doadores, manter contato pelos seguintes endereços:

MT HEMOCENTRO - Banco de Sangue Público de Mato Grosso
Rua 13 de Junho, 1055. Porto. Cuiabá - MT.
Tel: (65) 3623-0044 ramal 220 / 221 / 225
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Unidade de Coleta do Pronto Socorro Municipal de Cuiabá - MT
Rua General Vale, 182. Bandeirantes. Cuiabá - MT.
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.