Governo / AÇÃO PREVENTIVA

08 de Julho de 2017 14h13

Defesa Civil de Cuiabá realiza curso de capacitação para voluntários

08/07/2017

JULIA MILHOMEM BATISTA

Marcos Vergueiro

Arquivo

A Defesa Civil Municipal de Cuiabá realizou neste final de semana um curso de capacitação para aproximadamente 30 voluntários. O objetivo é qualificar voluntários abordando os assuntos que são voltados para desastres, desde um combate a incêndio até um deslizamento de terra com vítimas soterradas. O intuito é capacitar tanto o público interno que são os agentes públicos como o externo que são os civis que têm interesse em fazer parte deste trabalho.

Segundo o diretor de proteção e Defesa Civil de Cuiabá, coronel Paulo Wolkmer, o curso de capacitação de voluntários de proteção da defesa civil traz para o cidadão o interesse em ajudar no momento de necessidade com conhecimentos técnicos. “Estamos preparando para que em caso de mobilização geral estas pessoas possam nos auxiliar fazendo parte do sistema municipal de proteção e defesa civil como equipe de apoio pronta para auxiliar em todo e qualquer tipo de desastre que eventualmente possa acontecer”, pontua o coronel.

Durante o curso, o voluntário recebe informações e aprende como proceder e fazer um atendimento primário até a chegada de uma equipe especializada. Por isso, a necessidade de noções básicas de primeiros socorros. “O órgão trabalha antes com a prevenção, durante com ação de resposta e depois com as ações de reconstrução e reparação”, afirma Wolkmer.

Aproximadamente mil pessoas moradoras de Cuiabá já foram capacitadas pela Defesa Civil. De acordo com o Paulo Wolkmer, a Defesa Civil Municipal faz um trabalho com estes voluntários para realizar uma qualificação complementar para que elas possam atuar efetivamente no município.

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se tornar um voluntário, de acordo com a Lei do Voluntariado (9.608/98), criada em 18 de fevereiro de 1998.