Governo / 28 DE JUNHO

30 de Abril de 2019 15h30

Cuiabá terá primeiro casamento comunitário para casais LGBTI’s

30/04/2019

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

O Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS) realiza o 1º Casamento Comunitário para casais de homens e mulheres gays e lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTI’s) que dará a oportunidade de 30 casais oficializarem a união. A cerimônia ecumênica será no dia 28 de junho, às 19 horas no Buffet Rose Capriata. A data foi escolhida por comemorar o Dia Internacional do Orgulho Gay. Uma reunião foi realizada na última sexta-feira (26), para definição dos detalhes da organização. 

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual (CMADS), Valdomiro Arruda, para participar, os casais devem comprovar carência financeira, caracterizando hipossuficiência, que é uma condição estabelecida na Lei do Direito ao Consumidor, pois não haverá custo para os noivos ou noivas. “Toda produção será por nossa conta, graças às parcerias que sempre contribuem para que pudéssemos realizar eventos sempre com a mesma qualidade”, disse.

Além da oficialização matrimonial, os participantes terão festa com Buffet, sendo aberta apenas para os convidados dos casais participantes, isto é dois casais de padrinhos para cada.

O vice-presidente do Conselho, Clóvis Arantes explica que as inscrições estão abertas, sem restrição. No entanto, todos os casais inscritos terão as informações avaliadas para verificar se os requisitos e critérios exigidos estão todos de acordo. Somente após essa revisão é que serão divulgados os 30 casais escolhidos para participação do 1º Casamento Comunitário.  

 

Como participar

As inscrições para participar da celebração podem ser realizadas pelos telefones do Conselho Estadual de Atenção à Diversidade Sexual – (65) 3623-3089 e (65) 9.8138-9648. Outra opção é comparecer na sede do Conselho, localizada na Avenida Dom Aquino para apresentação dos documentos.