Governo / TRANSPARÊNCIA

27 de Abril de 2021 08h05

'Cuiabá não estoca vacina, mas reserva segunda dose em respeito ao cidadão', explica prefeito Emanuel Pinheiro  

27/04/2021

FERNANDA LEITE

Davi Valle

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, lamentou que algumas pessoas propaguem informações falsas quanto às reservas de segunda dose das vacinas. Recentemente, surgiram informações de que a Capital estaria 'estocando' os imunizantes.  

Ele ainda garante que a Capital não usa a segunda dose como se fosse a primeira para melhorar o ranking de imunização.  "Vejo em noticiários que alguns  municípios que pararam de vacinar e para melhorar no ranking,  começaram a vacinar com a segunda dose como se fosse a primeira. Aqui em Cuiabá, não funciona assim. Quem vacinou com a primeira dose pode dormir tranquilo que após os 28 dias terá sua vacina. Se for Coronavac vai estar lá, a Coronavac. Não existe a menor possibilidade de faltar", garantiu o prefeito. 

 

Ele ainda lamentou o uso político da vacinação para prejudicá-lo. "Eu vejo que os cuidados com a vida das pessoas  tem  sido fruto de maldade, tem gente  espalhando essas mentiras  dizendo que estamos estocando vacinas.  Em Cuiabá, quem toma a primeira dose , não há a menor possibilidade de sua vacina estar escondida. Ela estará armazenada porque é patrimônio do cidadão que tomou", concluiu o prefeito.
 
No mês passado, o Ministério da Saúde autorizou que remessa de doses poderia ser usada inteiramente para a primeira imunização, o que foi prontamente executado pela coordenação da campanha em Cuiabá. Poucos dias depois as segundas doses foram enviadas, evitando o comprometimento da conclusão da imunização. A partir de então, todas as remessas recebidas voltaram a ser entregues com dose 1 e dose 2, e Cuiabá continuou a reservar as segundas doses para aplicar no prazo correto.
 

Atualmente são cinco  pontos de vacinação instalados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em Cuiabá.  São eles: estacionamento do Sesi Papa; Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Centro de Eventos do Pantanal,  Sesc Balneário e estacionamento da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT). Até a data desta segunda-feira (26), foram 110.459 vacinados - sendo 82.730 na primeira dose e  na segunda dose foram 27.729 vacinados.