Governo / PESQUISA

06 de Novembro de 2018 11h26

Cuiabá é uma das 100 melhores cidades do Brasil para se investir em negócios

06/11/2018

CAROLINA MIRANDA

Sicom

Cuiabá foi apontada como uma das 100 melhores cidades brasileiras para investir em negócios. A informação faz parte de um estudo realizado por uma empresa de Consultoria, publicado em uma recente edição da Revista Exame sendo identificadas aquelas com as melhores oportunidades para se investir.

Foram pesquisadas localidades com mais de 100 mil habitantes em todo Brasil. São municípios que apresentam indicadores econômicos e sociais acima da média nacional. A capital de Mato Grosso aparece na 18ª posição na escala. Ainda, segundo o estudo, do ano passado para cá, 42 cidades brasileiras pioraram a sua posição, 41 melhoraram e 13 estrearam no ranking das cem melhores, entre elas Cuiabá.

“É uma grande conquista para Cuiabá aparecer com uma posição importante em um ranking brasileiro. Pela primeira vez, o município apareceu entre as 100 melhores cidades do Brasil para se investir em negócios. Por mais que seja a 18º posição e não a primeira isso mostra que o nosso município, faz parte do grupo de regiões brasileiras que estão melhorando. O que vem ao encontro da nossa meta de gestão que é transformar a capital de Mato Grosso como um local bom para se viver e com qualidade de vida”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para elaboração do estudo foram analisados 42 indicadores, agrupados nos temas Sociodemografia, que levou em consideração itens como: o IDH do município e o crescimento da renda média dos trabalhadores formais; Economia, que analisou a dívida consolidada e a receita corrente líquida, além do crescimento do PIB; Saúde, com levantamentos sobre os índices e coleta e tratamento dos esgotos; Educação, que levou em consideração a taxa de pessoas alfabetizadas; Finanças, que levou como base o índice de gestão fiscal; Transporte, que foi analisado o crescimento da frota de veículos; além de Infraestrutura e Segurança, nos quais foram analisados itens como o percentual de moradores da área urbana com pavimentação e o número de homicídios por armas de fogo, entre outros dados.      

O novo ranking exclusivo da Revista Exame apresentou as cidades que aprimoram a suas gestões. “O ranking nos deixa muito feliz, pois confirma que estamos no caminho certo, até em nível nacional, para melhorar nossos índices de emprego e renda, consolidando a percepção de que as cidades que mais pontuam não se acomodam e buscam melhorar sempre", destacou o Pinheiro.

Além de Cuiabá (MT), outras cidades aparecem nas primeiras colocações, sendo elas: Vitória (ES), São Caetano (SP), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Barueri (SP), Niterói (RJ), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Maringá (PR), Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), Rio de janeiro (RJ), Campinas (SP), Indaiatuba (SP), Jundiaí (SP), Brasília (DF) e Macaé (RJ).