Governo / TROCA DE EXPERIÊNCIAS

05 de Janeiro de 2022 08h35

Cuiabá conhece ferramentas que ajudaram São José dos Campos a diminuir índices de criminalidade

05/01/2022

BRUNO VICENTE

Assessoria

Arquivo

O secretário municipal de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, e o superintendente do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU), Márcio Puga, conheceram nesta terça-feira (4) toda a estrutura do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), de São José dos Campos – SP. A visita ao local tem como objetivo buscar por experiências que possam contribuir na revisão do Plano Diretor de Cuiabá.

O trabalho de atualização do mecanismo de urbanização já está em andamento e a procura por ferramentas que ajudem a potencializar o desenvolvimento organizado da cidade é uma das fases adotadas pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro dentro desse processo. Segundo Vuolo, o trabalho realizado pelo município paulista vem ao encontro da proposta de zoneamento tecnológico desejada para Cuiabá.

“O que queremos implantar em Cuiabá segue muito esse padrão. A CSI faz todo monitoramento da cidade de São José dos Campos. E estamos constatando esse belíssimo trabalho, onde um dos focos é a integração entre as entidades da área de segurança. Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, agradecemos ao Peter Ribeiro, que é o diretor de todo o complexo, e também ao Romário, que nos receberam muito bem”, comenta Vuolo.

Conforme explicado por Peter Ribeiro, o Centro de Segurança e Inteligência é faz parte do programa permanente São José Unida, criado em 2017 pela Prefeitura do município. O CSI conta, atualmente, com cerca de mil câmeras inteligentes e com reconhecimento facial distribuídas pelas vias da cidade, além de centrais remotas nas sedes de todas as forças de segurança pública.

Segundo dados apresentados aos representantes de Cuiabá, a partir da implementação dessa ferramenta, São José dos Campos conseguiu, nos anos de 2019 e 2020, registrar os menores índices de criminalidade. “É uma estrutura que reúne os órgãos ligados à segurança pública. De forma integrada, trabalham a Guarda Municipal, Mobilidade Urbana, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, entre outras importantes entidades”, explica o diretor do CSI.

PLANO DIRETOR

O Plano Diretor é o instrumento que determina todas as diretrizes vinculadas ao desenvolvimento em longo prazo do município. Para garantir que isso aconteça de forma ordenada, a Prefeitura de Cuiabá está promovendo a revisão, tomando como base as versões lançadas em 1992 e 2007. A partir da conclusão desse trabalho, será possível monitorar e direcionar as políticas públicas executadas no município.

De acordo com o superintendente Márcio Puga, o processo de atualização é executado com o apoio de uma consultoria especializada e equipe multidisciplinar. “Há poucos dias recebemos o relatório da 2ª fase do trabalho. As informações auxiliarão a gestão a melhorar a qualidade de vida da população, com ações na infraestrutura, saúde, educação e em todas as outras importantes áreas”, pontua Puga.