Governo / ANIVERSÁRIO 303 ANOS

08 de Abril de 2022 06h00

Cuiabá 303 anos: Servidora contribui para o desenvolvimento da cidade há 43 anos

08/04/2022

CAROLINA MIRANDA

Cuiabá é um pouco de cada um. Cada história integra a composição da capital mais charmosa do país e nos 303 anos, nada mais justo do que homenagear a quem ajuda na construção, diária, de uma cidade melhor para se viver.

Cuiabana de ‘tchapa e cruz,  ‘servidora pública, engenheira, mãe, sogra e avó, Cácila Pires Nassarden, 59 anos, há 43 anos presta serviços junto à Prefeitura de Cuiabá. Ela começou como estagiária e permanece no serviço público, no Executivo Municipal.

Iniciou a carreira profissional, na Prefeitura de Cuiabá, em meados do ano de 1980. Começou como estagiária do curso de Edificações, oferecido pela Escola Técnica Federal de Mato Grosso- ETF-MT.  Nos corredores do Palácio Alencastro é reconhecida por sua gentileza, sua cuiabania e pelo sorriso contagiante em uma evidente satisfação em trabalhar no serviço público.

“O que dizer após 43 anos de dedicação? São muitas as mudanças ao longo das mais de quatro décadas. Posso afirmar que tenho vários motivos para me orgulhar, pois ao longo dos anos consegui me realizar profissionalmente”, conta a servidora.

Quando indagada sobre a sua história na Prefeitura de Cuiabá, não esconde a alegria e rememora  o início de sua carreira, dos sonhos e expectativas. “Só tenho a agradecer pois, desde que tive a oportunidade de começar a carreira como estagiária na Prefeitura, foi possível me formar, casar e ainda continuo na ativa e muito motivada a contribuir muito mais”, garantiu Cácila.

Ainda sobre sua trajetória frente ao serviço público, após o estágio de nível técnico, no final da década de 80, foi contratada como Desenhista Projetista, pela Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, no ano de 1981, onde permaneceu por dois anos. Logo após, foi remanejada para o Projeto Aglomerado Urbano de Cuiabá- Aglurb e depois para o Programa de Desenvolvimento da Capital- Prodecap, também como desenhista.  

“Nesses 303 anos da nossa querida e amada Cuiabá, faço uma breve reflexão sobre os avanços na vida funcional, os aprendizados, desenvolvimento profissional no serviço público, dentre outros, tendo sempre como foco o cidadão”, lembrou.

Desde seu primeiro acesso como servidora pública municipal, já exerceu e exerce vários cargos de assessoramento superior, como gerências, coordenadorias, diretorias, subsecretarias, e até de subprefeitura. “Mesmo efetiva, sempre na busca em contribuir com a gestão municipal, com zelo, responsabilidade e dedicação”.

Hoje desenvolve suas aptidões como diretora de Gerenciamento Urbano na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, e acredita numa Cuiabá mais Humana, mais Verde, mais Promissora, mais Ordenada, Moderna e Sustentável. “Tenho orgulho em ser servidora da Prefeitura, mas, sinceramente, a atual gestão, principalmente, no quesito servidor público, é a melhor”.

Hoje,  temos o piso salarial garantido, a RGA e o principal, a valorização profissional. Somos reconhecidos, ouvidos e participamos efetivamente da gestão”, comentou.

“O que me motiva continuar? Simplesmente, a vontade de fazer parte, de ser atuante na gestão dessa cidade. Presenciar a modernização institucional, o que assegura a melhoria das condições de trabalho no aprimoramento das normas e procedimentos técnicos. Uma cidade mais moderna, onde as obras estruturantes são marca. Creio que estamos no rumo certo. Cuiabá e os cuiabanos só têm a ganhar. Parabéns Cuiabá”, concluiu.