Governo / OPORTUNIDADE

12 de Julho de 2017 16h17

Crianças da comunidade do Ribeirão do Lipa conhecem sistema de irrigação familiar do município

12/07/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Um grupo de crianças do bairro Ribeirão do Lipa teve a oportunidade de conhecer o sistema de irrigação familiar da Prefeitura de Cuiabá, exposto na 53ª Expoagro, na manhã desta quarta-feira (12). Ao longo da visita, que é fruto do programa Filhos do Campo – desenvolvido pelo Senar-MT –, os pequenos descobriram a importância da agricultura para o pleno funcionamento do setor industrial, além de dimensionarem os processos fundamentais referentes ao plantio e cultivo da fruticultura e olericultura.  

“É importante que as crianças aprendam desde cedo sobre o trabalho realizado no campo, que tantas vezes passa imperceptível aos seus olhos. Ao conhecerem na prática os principais procedimentos e a suma relevância que este setor possui não apenas para a consolidação econômica do nosso Estado, mas para que a comida chegue às suas residências, a visão destes jovens sobre a agricultura cresce significativamente. Esta aula prática também os ajuda a conhecer uma profissão pouco abordada e os estimula a desbravar novas áreas profissionais que podem despertar neles o desejo de atuar no ramo futuramente, além de mostrar o valor que os pequenos produtores possuem para a Capital. É uma semente que está sendo plantada na mente e no coração de cada envolvido, com a certeza de que ela gerará frutos duradouros em longo prazo”, afirmou o secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Vinicius Hugueney.

Com uma média de 40 crianças por período, as visitas do programa na 53ª Expoagro englobaram ainda aprendizados sobre os principais maquinários utilizados pelos homens do campo, além de passeios técnicos nas granjas presentes na exposição. Ao longo da visitação, os participantes também tiveram a oportunidade de aprender sobre agropecuária, a formação profissional necessária para atuar no ramo e a importância da capacitação constante para lidar com os diversos sistemas e processos que envolvem o trabalho em questão. Para a coordenadora da iniciativa, Ugolina Cezária de Souza, esta é uma experiência valiosa que proporciona a chance única de conhecer um dos aspectos mais cruciais e presentes em Mato Grosso.

“Nosso Estado respira agronegócio e essa é uma das principais fontes de renda que temos, que tem permitido que o Mato Grosso seja destaque dentro e fora do país por sua vasta ofertas de grãos, como é o caso da soja. É fundamental que estas crianças conheçam a força e que a região onde moram possui e nutram um interesse cada vez maior pelo desenvolvimento local. Propostas como o programa Homens do Campo visam trazê-los para dentro deste universo, possibilitando a estes pequenos a chance de conhecer de perto todos os atributos essenciais que garantem a merenda da escola e a saborosa refeição feita todos os dias em casa”, pontuou.

Para as crianças envolvidas, a experiência trouxe ensinos que serão levados para vida, contribuindo para a forma como olham para o trabalho feito pelos homens do campo, bem como para a maneira como lidam com os alimentos dentro de casa, conforme contou Ryann Aparecido Almeida Ribeiro, de 10 anos.

“Eu aprendi muitas coisas que ainda não sabia, como o jeito que as máquinas trabalham no campo e como é importante conhecer cada uma delas para que os alimentos possam chegar aos nossos pratos. A parte mais legal da visita foi a horta feita pela Prefeitura, pois pude ver de perto como os vegetais e as frutas nascem e como devemos cuidar bem da terra, para que ela possa sempre dar frutos saborosos. Na minha casa nós temos um pé de mandioca e depois deste passeio eu fiquei ainda mais animado para plantar tomates, porque não é tão difícil”, descreveu.

E para que as crianças pudessem desfrutar do passeio, a Secretaria Municipal de Governo firmou uma parceria com a pasta de Mobilidade Urbana, o Sindicato Rural e as Associações de Bairros, para garantir o transporte seguro dos participantes de sua comunidade para o centro de exposições. Segundo o secretário-adjunto de Relações Comunitárias, Jonail Costa, toda a logística foi planejada para atender as comunidades com tranquilidade. “Contamos com o amparo das empresas de ônibus para realizar o deslocamento com segurança e conforto, sabendo da importância que o programa possui e de quão valioso ele será para a formação de cada um destes pequenos. É papel da Prefeitura de Cuiabá oferecer as condições necessárias para que nossas crianças cresçam cada vez mais e este compromisso simboliza o desejo de humanizarmos todas as esferas que envolvem o trabalho do município”, concluiu.

O presidente do bairro Ribeirão do Lipa, Benedito Anunciação de Santana, também acompanhou as crianças.