Governo / PROCESSO DEMOCRÁTICO

10 de Outubro de 2017 16h27

Corregedor do TRE pede apoio institucional para o recadastramento biométrico

10/10/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu o Corregedor Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Pedro Sakamato, nesta segunda-feira (09). Durante o encontro, o desembargador solicitou o apoio do município na potencialização do recadastramento biométrico na Capital.

Para o prefeito, a atualização eleitoral é um instrumento de extremo interesse institucional, uma vez que imprime o exercício da cidadania e fortalece a importância do eleitor estar em dia com suas atribuições.

“Nós nos colocamos à disposição para contribuir de forma positiva para este trabalho que é tão fundamental não apenas para Cuiabá, mas para todo o Estado. Em 2018 teremos um novo ano eleitoral e sabemos da necessidade em intensificar esse processo de atualização, mediante a grande demanda que ainda persiste. Para que possamos auxiliar nesta etapa, nosso secretário Municipal de Governo, Carlos Roberto da Costa, fará um levantamento com todas as possibilidades viáveis, envolvendo integralmente as lideranças comunitárias, que possuem acesso direto às comunidades. Após este estudo, saberemos sinalizar especificamente de que maneira o município pode exercer sua parte”, afirmou Pinheiro.

Com apenas 30% do eleitorado cuiabano em dia com o recadastramento biométrico, o TRE pontuou a importância dos poderes executivos em se engajarem neste procedimento, considerando algumas limitações de mão de obra que a instituição tem enfrentado. Segundo o Corregedor, o objetivo é também aumentar o número de eleitores, permitindo que a transferência do título seja feita no ato da atualização.

“Precisamos de servidores capazes de operar computadores para contribuírem para o nosso trabalho, a fim de que intensifiquemos as atualizações, atendendo a grande demanda em tempo hábil. Além disso, a biometria está diretamente vinculada ao ser cidadão brasileiro, garantindo a transferência do título quando necessária. Esta nova ferramenta de reconhecimento não apenas reduz significativamente o índice de fraudes, como também faz parte da identidade do munícipe. Futuramente, ela substituirá a tradicional carteira de identidade, unificando todas as informações cadastrais do contribuinte em apenas um só”, concluiu Sakamoto.