Governo / OPORTUNIDADES

08 de Junho de 2018 09h43

Cônsul-geral do Peru visita Palácio Alencastro

08/06/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

Arquivo

Representando o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, e o chefe de Gabinete da Prefeitura de Cuiabá, Antônio Moreal, receberam nesta quarta-feira (07) no salão Nobre do Palácio Alencastro, o cônsul-geral do Peru Teobaldo Reategui San Martin acompanhado de um grupo de turismólogos para realizar um protocolo de intenção entre os dois países.

O Cônsul Geral Teobaldo Reategui San Martin - responsável pelos Estados de Rondônia, Acre e Mato Grosso, cumpre agendas protocolares para manter relacionamentos de interesses bilaterais entre a capital mato-grossense e o Perú.

Segundo a autoridade peruana existem alguns pontos que dificultam o estreitamento das relações com os estados de fronteira. “Via terrestres as condições das estradas brasileiras impedem que a locomoção ocorra com mais agilidade. Inclusive temos uma empresa de transporte rodoviário fazendo o trajeto entre Peru – São Paulo, com viagens semanais que passam por Cuiabá, tanto na ida como na volta, mas não temos permissão de embarque e desembarque aqui. A mesma coisa acontece com nossos voos que passam pelo aeroporto de vocês também não temos a mesma permissão. Acredito que se conseguíssemos ao menos estas liberações, conseguiríamos manter um elo de integração permanente”, esclareceu o cônsul. 

O encontro com os representantes peruanos serviu para uma troca de ideias e sugestões turísticas e econômicas. De acordo com o secretário de Cultura Esporte e Turismo Francisco Vuolo, a visita veio em um momento em que o município está se estruturando e se qualificando para atender as demandas do setor turístico.

“Para nós da Prefeitura de Cuiabá, em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, é uma grata satisfação receber um convidado tão ilustre e com a possibilidade de colocar em evidência nossa cidade, perante seu país. Confesso que estou impressionadíssimo com as situações que nos foram colocadas sobre as condições de translado entre nossos países e, asseguro que estaremos tomando providências para que isso possa ser amenizado. Temos total interesse em estreitar essas relações. Queremos trazer os turistas para a cidade de Cuiabá e proporcionar atrativos para que essas pessoas se hospedem em nossa cidade, como também oportunizar aos cuiabanos o conhecimento da cultura andina”, ressaltou Vuolo.

As duas partes apostam em oportunidades reais, que deverão ser estudadas daqui em diante.