Sexta, 06 de setembro de 2019, 12h50
A- |  A+

Governo / 07 DE SETEMBRO

Confira o que abre e fecha no feriado da Independência do Brasil

Em relação ao comércio da Capital, conforme informações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), os estabelecimentos poderão funcionar normalmente


Em virtude do feriado nacional do Dia da Independência, celebrado nesse sábado (07), a Prefeitura de Cuiabá informa que os serviços essenciais como saúde, coleta de lixo, manutenção de distribuição de água, defesa civil, fiscalização e orientação do trânsito serão mantidos.

Na saúde, as Unidades de Urgência e Emergência de Pronto Atendimento (UPAs), funcionam regularmente. Além dessas, as policlínicas e o Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá também estarão com as portas abertas para atender a população.

Na segurança, todas as delegacias, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), unidades do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também fazem atendimentos.

Em relação ao comércio da Capital, conforme informações da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), os estabelecimentos poderão funcionar normalmente, ficando a critério de cada estabelecimento decidir se vai abrir ou não, sem restrições de horário conforme acordado nas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT) entre os sindicatos patronais e laborais esse ano.

Entretanto, a remuneração das horas trabalhadas dos empregados envolvidos nos feriados será em dobro, incluída as comissões de vendas que serão calculadas pela média mensal, e o seu pagamento se dará junto com o fechamento da folha de pagamento do corrente mês em que se trabalhou no feriado.  A permissão abrange os municípios que seguem a CCT.

De acordo com informação da CDL, apenas cinco feriados nacionais proíbem a abertura dos comércios. Sendo eles: 1º de janeiro - Ano Novo; Paixão de Cristo - Sexta-feira Santa; 1º de Maio - Dia do Trabalhador e 02 de novembro- Dia de Finados.

ORIGEM-
O Dia da Independência (também chamado Dia da Independência do Brasil, Sete de setembro, e Dia da Pátria) é um feriado nacional no Brasil celebrado no dia 07 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 07 de setembro de 1822.

COMEMORAÇÃO- 

O Dia da Independência é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada, com a presença do Presidente da República que faz uma revista às tropas.

Desfiles similares ocorrem em todas as capitais estaduais, com a presença dos respectivos governantes, e em várias outras cidades em todo o país.

Enviar Matéria Imprimir Voltar

Praça Alencastro, nº 158 - Centro

CEP: 78005-906

Telefone:(65) 3645-6263/6039 (Recepção)

© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura de Cuiabá