Governo / CARNAVAL

07 de Fevereiro de 2018 18h41

Confira as ações da prefeitura para os cinco dias de folia na Orla do Porto

07/02/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Gustavo Duarte

Arquivo

Para esclarecer todas as operações que envolvem a realização, pela Prefeitura de Cuiabá, do Carnaval 2018 da Orla do Porto, a Secretaria Extraordinária dos 300 Anos  reuniu nesta quarta-feira (07), no Palácio Alencastro,  a imprensa e parte do secretariado municipal que estará atuando no evento para exporem suas ações durante os cinco dias de festa.

Desde o último domingo (04), a Orla Porto começou a se transformar no circuito oficial do carnaval cuiabano. Nela, está sendo montada toda a estrutura que vai receber as 20 vinte atrações regionais e as duas atrações nacionais, entre os dias 09 a 12 e, também toda estrutura para o desfile de blocos, em frente ao Museu do Rio, no dia 13. Todos os dias, o evento terá inicio às 20h e se encerra às 03h da madrugada.

O secretário Extraordinário dos 300 Anos, Junior Leite abriu o diálogo relatando as adequações que estão sendo feitas e algumas aprimoradas para a composição do local que, a cada evento, tem recebido um número cada vez maior de pessoas.

“Quero dizer que este planejamento tem sido uma constante na realização dos nossos eventos, desde que o Prefeito Emanuel Pinheiro assumiu esta foi uma das suas determinações. Vocês podem observar que nada é feito sem o aval das autoridades de segurança como o Corpo de Bombeiros e Policia Militar, além de todo o comprometimento dos secretários municipais que não medem esforços para nos auxiliar a realizar esta grande festa, a custo zero para a prefeitura, atraindo os turistas e ofertando diversão à população cuiabana”, destaca o secretário.

Ele frisou que este ano todo o Carnaval está sendo patrocinado pela iniciativa privada, com um custo aproximado de R$ 700 mil, inclusive na premiação dos blocos. Junior Leite pediu que essas parcerias  sejam valorizadas. “Estamos fazendo história neste momento realizando esses eventos sem nenhum recurso proveniente  dos cofres públicos e ainda gerando milhares de empregos diretos e indiretos, criando uma indústria de entretenimento”, completou Junior Leite.  

Em relação segurança, o secretário lembrou que agentes estarão fazendo revistas para inibir a entrada de bebidas alcóolicas e outros materiais no circuito. 

A estrutura completa ainda comporta Camarotes, Backstage, Banheiros Químicos e Praça de Alimentação, os dois últimos estarão presentes por todo o circuito. Segue no anexo projeto. 

Participaram da coletiva a secretária de Saúde, Elizeth Araújo, o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, o secretário de Obras, Vanderlucio Rodrigues, o secretário de serviços Urbanos, José Roberto Stopa, o secretario de Assistencia Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, o Procurador Geral do Município, Nestor Fidélis, o Controlador Geral do Município e secretario interino de Comunicação Marcus Brito, o Tenente-coronel Fábio Luiz Bastos e o Tenente Santos Junior, do Corpo de Bombeiros.    

Acesso ao circuito

Desta vez o palco chega um pouco mais para trás, a pedido da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, após a Vila Cuiabana a fim de dar vazão e fluxo às pessoas nos  dias de  shows (09, 10, 11 e 12). Outra adequação será na entrada de pedestres, tendo em vista que o circuito é todo fechado. Para isso foi criado uma nova entrada pela Rua Barão de Melgaço saindo em frente a Vila Cuiabana. As outras vias de acesso são as Avenida Oito de Abril e pela Praça Luiz de Albuquerque.

Desfile de Blocos

Especificamente na terça-feira (13),  o desfile dos Blocos de Carnaval  acontecem em frente ao Museu do Rio. De acordo com o secretário Junior Leite este ano, em comum acordo com a Associação de Blocos de Cuiabá (ABLOC), o desfile será realizado ao lado do Museu do Rio, atendendo mais uma solicitação do Corpo de Bombeiros, em virtude da quantidade de pessoas e, não haverá estruturas metálicas no circuito dos shows. Será montada outra estrutura, incluindo palco, som, luz, tendas e arquibancadas para o desfile, a partir desta quinta-feira (08).    

Segurança

O plano de segurança traçado pela Polícia Militar, para o Carnaval na Orla do Porto contará com 150 policiais militares nos dias de menor público (09, 11 e 13). E nos dias de maior público (10 e 12), em razão dos shows nacionais, 180 policiais militares. Esses policiais estarão distribuídos nas partes externas e internas, a pé e a cavalo, em torres de observação e patrulhamento aéreo. Todo o efetivo do 1º Batalhão da PMMT, responsável pelas ações do policiamento cotidiano, e equipes de unidades especializadas como Rotam, Batalhão de Trânsito em conjunto com a Semob, Corpo de Bombeiros e Ordem Pública também farão parte do contingente da Segurança. Além de 90 agentes de segurança privada. 

Trânsito

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) deu início aos trabalhos no local com a interdição de parte de algumas ruas para montagem do palco desde o último domingo. Nos dias de Carnaval todo o acesso no entorno do local será fechado a partir das 17h. A Semob também estará realizando uma campanha de educativa em parceira com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e a Secretaria de Saúde, alertando os foliões para os riscos de ingerir bebida alcoólica. O tráfego no sentido Porto/Miguel Sutil fica completamente bloqueado para veículos, exceto para moradores.

Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano terá um stand para auxiliar nos encaminhamentos, em parceira do Conselho Tutelar. Mas a grande novidade será a aplicação do programa Proteger que vem com a proposta de identificar as crianças por meio de pulseiras que serão entregues na entrada do evento e preenchidas com o contato das suas famílias, caso elas se percam.

Transporte

Para a chegada ao evento, a linha de ônibus 313 que sai da região do CPA, terá rota especial durante os dois dias. Saindo do CPA à Praça Luís de Albuquerque, até a 00h (meia noite). No retorno, o público vai contar com ônibus extras saindo de uma em uma hora da Praça. A organização aconselha que sejam utilizados transportes coletivos ou alternativos.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde fará ações conjuntas com algumas secretárias, devido as maiores incidências em atendimento, principalmente relacionadas ao abuso de álcool, além da campanha de prevenção as DST. O local contará com ponto de apoio médico com ambulâncias, médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros e bombeiros civis para garantir que nenhum incidente mais grave aconteça. Caso ocorra, a Policlínica do Verdão e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Morada do Ouro estarão de plantão. O Pronto Socorro de Cuiabá  terá uma equipe de classificação de risco de prontidão.

Segue abaixo a programação

SEXTA FEIRA: 09-02

DJ Felipe

Toque D’Prazer

MC Dentinho

Denner & Douglas

Megasom (Lambadão)

SÁBADO: 10-02

DJ Cleyton 7

Charanga Bola de Ouro

Guga Cunha Elétrico

Chiclete com Banana

DOMINGO: 11-02

DJ Felipe

Bateria Explosiva Show

Rafa Garcia

Erre Som (Lambadão)

SEGUNDA: 12-02

DJ Cleyton 7

Swing Bamba

Sambaxé

Thiago Brava

TERÇA: 13 -02

Desfiles dos Blocos