Governo / BAIXA UMIDADE

11 de Setembro de 2018 07h45

Confira algumas medidas preventivas que ajudam a enfrentar o clima seco

11/09/2018

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Conforme registrado pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Cuiabá atingiu na tarde do último domingo (09) o menor índice de umidade relativa do ar, em 2018. De acordo com o apontado pela aparelhagem da instituição, entre as 14h e 16h, a capital mato-grossense chegou ao indicador de 11%. Levando em consideração as previsões, a tendência é de que, ao longo da semana, os números não apresentem uma variação muito diferente disso, exigindo um reforço nos cuidados com a saúde.

Diante dessa perspectiva, a Prefeitura de Cuiabá volta a orientar a população sobre as medidas necessárias a serem adotadas durante o período de intenso calor e baixa umidade. A medida preventiva tem como principal objetivo possibilitar que o cidadão sofra o mínimo de desconforto possível diante da situação climática. Segundo o diretor de Proteção e Defesa Civil de Cuiabá, Paulo Wolkmer, nesse período, as crianças e idosos fazem parte do grupo mais afetado.

Ele explica ainda que, como consequência da baixa umidade do ar, é possível que a pessoa perceba um aumento na sensação de cansaço, indisposição física, além de uma grande secura na pele, olhos, nariz e garganta. O diretor lembra ainda que outros fatores potencializados pelo clima seco é o aumento na probabilidade de incêndios e, consequentemente, da procura por atendimentos médicos, principalmente por pessoas com alergias.

“A precaução é fundamental para que a preservação da saúde e o bem estar de todos estejam assegurados. Por conta disso, nossas principais recomendações é que o consumo diário de água seja aumentado e a exposição direta aos raios solares evitada. Também é indicado que em ambientes fechados faça-se o uso de umidificador, de recipiente com água ou, até mesmo, uma toalha molhada”, sugere Wolkmer.

Seguem abaixo algumas sugestões da Defesa Civil de Cuiabá, visando melhorar a qualidade de vida do cidadão, nesse período em que os índices da umidade estejam abaixo de 30%:

1. Ingerir muita água;

2. Evitar exercícios físicos entre 10h e 16h;

3. Evitar grandes aglomerações;

4. Evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado;

5. Utilizar em ambientes internos, baldes com água, toalhas molhadas e umidificadores de ar (no caso dos baldes com água, vale observar se eles ficarão fora do alcance das crianças, eliminando os riscos de afogamento;

6. Evitar exposição direta aos raios solares. Caso exposição seja inevitável, utilizar protetor solar, guarda-sol com proteção UV e roupas leves;

7. Não provocar queimadas.

Confira a classificação dos estados de criticidade definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS):

Acima de 30% - Aceitável

Entre 21 e 30% - Estado de Atenção

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta

Abaixo de 12% - Estado de Emergência