Governo / DIÁLOGO

07 de Novembro de 2017 17h54

Comissão da Pessoa com Deficiência apresenta reivindicações ao prefeito

07/11/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e a Comissão de Transporte Buscar para Pessoa com Deficiência dialogaram sobre melhorias no serviço de locomoção prestado aos cadeirantes. Durante o encontro, que aconteceu nesta terça-feira (07), o gestor recebeu as reivindicações da categoria e se colocou à disposição para ampliar o debate sobre o auxílio ofertado através do projeto existente.

“É uma causa extremamente importante, que lida diretamente com a qualidade de vida da pessoa com deficiência. O serviço ofertado pelo projeto Buscar é fundamental, pois é um meio de locomoção alternativo que atende a um público que possui sua mobilidade limitada. Precisamos dar sequência nos questionamentos apontados, dando andamento nesta demanda para que encontremos uma solução equilibrada. É fundamental pensarmos em medidas que promovam uma melhora significativa na oferta do atendimento e minimize as falhas existentes. E por isso avaliarei todas as demandas apresentadas para fazermos uma nova reunião para deliberarmos sobre o assunto juntos, visando construir uma sociedade mais e justa e igualitária”, afirmou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Atendendo uma média de 400 usuários, sendo a maioria deles cadeirantes, o projeto Buscar é um serviço gratuito de transporte local, com o foco direcionado para as pessoas que possuem mobilidade reduzida devido à deficiência motora. Sob a responsabilidade da Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos (MTU), o modal alternativo atualmente conta com 12 vans, cada qual com capacidade para apenas quatro cadeirantes por viagem.

Para a presidente da comissão, Rosilene Aguiar, a limitação no atendimento é uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos usuários. De acordo com a líder da categoria, as viagens costumam ser extremamente longas, devido à frota reduzida. Outra solicitação sinalizada é a necessidade de uma participação mais ativa dos órgãos públicos na execução do atendimento.

“O serviço é realmente positivo e fundamental para garantir a nossa locomoção para lugares como o trabalho, faculdade, escola e espaços de lazer. No entanto, é muito dificultoso solicitar o atendimento. Pela regulamentação da MTU, só é possível desfrutar de uma corrida através do Buscar, mediante o agendamento prévio feito com no mínimo 48 horas de antecedência. Essa metodologia não funciona quando estamos lidando com situações emergenciais ou compromissos que surgiram em um prazo menor que o determinado. Além disso, as longas jornadas em decorrência da limitação de veículos é um desafio. Demoro cerca de 1h50 para chegar em casa após o expediente, quando de fato o trajeto corresponde a apenas 10 minutos. A fiscalização da frota é outro ponto que precisa ser melhorado. E é por isso que nós queremos que a administração pública se envolva, estando presente através da tomada de providências adequadas que possam viabilizar o transporte. É muito bom saber que temos o apoio do prefeito Emanuel Pinheiro para que juntos possamos atender melhor essa parcela da população, que precisa tanto da mobilidade urbana”, concluiu.