Governo / QUALIDADE DE VIDA

10 de Março de 2021 09h26

Com investimento de R$ 200 mi, Cuiabá deve alcançar 100% dos lares com água encanada até o fim de 2021

10/03/2021

NAIARA LEONOR

Davi Valle

Arquivo

Em reunião com representantes da Águas Cuiabá na última segunda-feira (08), o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro anuncia o investimento de mais R$ 200 milhões em saneamento básico na capital, rumo a universalização do serviço. Em 2021, o município deve alcançar a marca de 100% dos lares com abastecimento de água, enquanto que o serviço de tratamento de esgoto deve chegar a 91% até o fim da gestão.

“Por conta da pandemia tivemos um atraso nas entregas de algumas obras, mas até o fim de 2021 vamos cumprir a meta de 100% dos lares cuiabanos com abastecimento de água, 24h por dia, e até 2024, conforme previsto no Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que também atualizamos, o município chegará a 91% de cobertura de esgoto”, pontua o prefeito de Cuiabá.

Para 2021 estão previstas entregas de estação de tratamento de água da região Sul. E, ainda nesse ano, será construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ribeirão do Lipa, além de implantação de coletor de esgoto Parque Mãe Bonifácia, somando R$ 200 milhões em investimentos no saneamento básico da capital.

Com a meta do Executivo de alcançar a universalização do saneamento básico, uma série de medidas vem sendo adotadas pela atual gestão, no intuito de garantir que tal objetivo seja rigorosamente cumprido. O processo teve início ainda em 2017, quando o prefeito Emanuel Pinheiro decidiu pela extinção da intervenção na antiga concessionária CAB Cuiabá S.A, passando a administração dos serviços para a Águas Cuiabá, que integra a Iguá Saneamento.

A revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico foi efetuada por meio da assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição renomada e com expertise no ramo. A elaboração do documento foi realizada por etapas, abrangendo o levantamento de informações como: diagnóstico da situação atual, estudos prospectivos, revisão das metas contratuais da concessão em vigor e a divisão dos investimentos. Além disso, o instrumento também leva em consideração a estimativa de crescimento geográfico e populacional da cidade.

Na oportunidade, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado pela Prefeitura de Cuiabá, a Águas Cuiabá e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), estabelecendo o desenvolvimento de um plano emergencial. Desde então, já foram investidos R$ 543 milhões, resultando no salto de 33%, recebidos em 2017, para 64% em cobertura de esgotamento sanitário. O valor total do investimento é de R$ 1.120 bilhão.