Governo / TURISMO

21 de Abril de 2018 07h15

Chegada do Bustour sinaliza uma nova era para o turismo da Capital

21/04/2018

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro realizou na manhã desta sexta-feira (20), a entrega do ônibus de turismo – BusTour que irá realizar passeios diários  na cidade, mostrando aos turistas um pouco das belezas e da  história de Cuiabá. Os passeios para o público começaram a partir do dia 28.

O ‘city tour’ será uma excelente oportunidade para as pessoas conhecerem melhor a cidade, seus pontos turísticos, referenciais históricos e sua importância. É um passeio desbravador que mostra paisagens, monumentos, curiosidades e fatos marcantes que colaboraram para o desenvolvimento da cidade.

O passeio é realizado conforme o sistema “Hop-on Hop-off” (embarque e desembarque) oportunizando paradas estratégicas para descida e visitação em alguns lugares. O ônibus oferece uma visão privilegiada aos passageiros e os melhores registros fotográficos.

O veículo é equipado com sistema de áudio e localização por GPS, permitindo aos passageiros, durante o trajeto, ouvir uma gravação com informações detalhadas sobre os pontos turísticos, extensivo a três idiomas (Português / Inglês / Espanhol).

Os passeios começam a partir do dia 28. A tarifa inicial deve variar em R$ 20 e R$ 25 e estudantes pagam meia. Os bilhetes serão vendidos na Casa de Festas dos shopings Pantanal e Goiabeiras. Os ônibus também terão uso de cunho social para atender crianças e idosos.

O serviço do BusTour foi adquirido pela prefeitura de acordo com o decreto municipal nº 6531 de 29 de março 2018 que oferece aos donos de empresas de turismo a possibilidade de se credenciarem para a prestação do serviço dentro da Capital. Sem gerar nenhum tipo de despesas para a gestão.

De acordo com prefeito Emanuel Pinheiro o novo instrumento para uso turistico irá potencializar os atrativos naturais e históricos e ainda mostrar a evolução de três séculos, consolidando a Cuiabá do futuro.

“Cada passo que damos para fortalecer o turismo é motivo de regozijar. O BusTour vai fomentar realizações, outros acontecimentos e outras ações para que ele possa ser a consolidação da mola propulsora do nosso turismo. Também quero aproveitar o momento para dizer que pretendo criar uma Secretaria exclusiva para o turismo, dando o status para o turismo dos 300 anos”, afirmou o prefeito.

Para o secretário de Estado de Turismo, Jaime Okamura o setor do turismo precisa de incentivos como esse para chamar atenção da população e despertar neles a curiosidade sobre as nossas qualidades e belezas.

“Quanto mais você fizer para que o  turista permaneça na cidade é melhor. O ideal seria que ele permanecesse de cinco a sete dias, porque Cuiabá é a única capital do Brasil, que em um raio de 150 km tem todas as belezas naturais ao redor. É um grande desafio integrar essa permanecia. Mas vejo que a sua equipe esta engajada em promover tudo isso e vejo também Emanuel que a cada dia você está resgatando o amor próprio do povo cuiabano”, ressaltou o secretário.

De acordo com o secretário, Junior Leite o BusTour chega para prefeitura como mais um atrativo que vai incluir a capital dos 300 anos no roteiro nacional e internacional de turismo.

“Queremos que nossos turistas ou mesmo o cidadão cuiabano, possa ter um olhar diferenciado da nossa cidade. Este instrumento é mais uma conquista da gestão Emanuel Pinheiro, priorizando o conforto, a modernização e a valorização dos nossos serviços, diante dos turistas. Além do que ele chega de forma democratizada possibilitando outras empresas a se credenciarem para o explorarem a modalidade turística”, ressalta Junior Leite.

Quem irá gerir as demandas pertinentes a ações do BusTour, como agendamentos e demais serviços será a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. “A cadeia produtiva do turismo fica extremamente fortalecida com o ‘city tour’. São mais de dez anos que o município sempre imaginou um ônibus cumprindo um itinerário turístico. Ele é um avanço significativo para o turismo e agora basta trabalharmos para que ele se perpetue para que a frota aumente oferecendo a oportunidade a todos”, concluiu o Vuolo.

A empresa proprietária do transporte coletivo terrestre que vai prestar o serviço é a Belga Transporte e Turismo Eirelli, de propriedade do senhor Francisco de Assis Silva, que possui um ônibus semelhante em Brasília (DF) desde 2009. A empresa também possui uma frota exclusiva para viagens interestaduais de excursões turísticas.