Governo / SUSTENTÁVEL E INTELIGENTE

13 de Novembro de 2018 12h20

Capital entra para agenda mundial de sustentabilidade

13/11/2018

ANDRÉ GARCIA SANTANA

A capital mato-grossense passa a integrar as agendas mundiais de sustentabilidade após aprovação da conferência EcoCuiabá, pelo Senado Federal, na última semana. O evento, proposto pela Prefeitura de Cuiabá, converge com tendências de desenvolvimento econômico, social e ecológico, resultando em uma série de adequações urbanas já em andamento. Começando pela sede da gestão, que deve zerar o uso de papel, o plano se estende a ações como a coleta seletiva de lixo.

Em fase final de licitação, o projeto prevê a recolha de resíduos residenciais e comerciais, além de implantação de lixeiras subterrâneas, que dinamizam o trabalho de separação e elimina o amontoamento de lixo pelas vias. No mesmo contexto o programa Papel Zero, adotado inicialmente pela secretaria de Gestão, deve tornar o Palácio Alencastro livre do desperdício de papel até a data do encontro. Soma-se a isso medidas para a redução do consumo de energia e reaproveitamento de materiais.

Todos estes esforços diminuirão os custos com a máquina pública, habilitando o edifício a receber certificações de sustentabilidade. “Essas iniciativas integraram meu projeto de campanha e ganham força agora, com a realização de um fórum internacional dedicado a este setor. Sendo assim, não poderíamos deixar de investir em soluções inteligentes e políticas sustentáveis para que o município esteja alinhado ao conceito da conferência”, explica o prefeito, Emanuel Pinheiro.

Para isso, a Prefeitura deu início à capacitação dos servidores, que, em setembro, participaram do curso de sustentabilidade na administração pública oferecido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Segundo o assessor estratégico de sustentabilidade da Secretaria dos 300 anos, Alex Vieira de Deus, as aulas trataram especialmente da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa federal que estimula diversos órgãos a implementarem práticas próprias ao conceito.

“Uma das metas da atual gestão é transformar Cuiabá em uma cidade sustentavelmente desenvolvida. Para isso, há investimentos em medidas de grande porte e também naquelas de impacto pontual. No caso da A3P o objetivo é fomentar a consciência ambiental dentro das pastas, causando uma mudança de comportamento para possamos extinguir o desperdício. Precisamos entender que estas mudanças dependem dos nossos hábitos”, reforça.

Na lista de ações se destacam ainda a instalação de containers em pontos de ônibus, ampliação de projetos para a agricultura familiar, criação do guia de arborização e a limpeza do rio Cuiabá, que passará a ser executada por barcas a partir de 2019. “Já trabalhamos para resgatar o título de ‘Cidade Verde’, dando suporte ao plantio de árvores. Mas queremos ir além, atuando de maneira incisiva nessa luta, trazendo o povo cuiabano para o centro do debate”, afirma Pinheiro.

O requerimento para a realização da EcoCuiabá foi submetido pelo senador Wellington Fagundes a avaliação da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). De acordo com ele, a participação da bancada contribuiu para que fossem estabelecidas metas para a criação de um manifesto, que apontará as principais demandas relacionadas ao assunto. Na ocasião também ficou definida as datas para o encontro, que acontece entre os dias 11 e 15 de maio de 2020. 

A conferência

Ao longo do evento, maior do segmento na América, serão debatidas estratégias de combate à degradação ambiental, garantidas por uma base documental semelhante à de outros encontros do tipo, incluindo tratados feitos no passado com o Brasil. “Tomaremos documentos oficiais como ferramentas de debate, como a Agenda 21, a Declaração de Princípios sobre Florestas, o tratado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, entre outros”, diz o prefeito Emanuel Pinheiro.

Como não poderia deixar de ser, a EcoCuiabá contará com divulgação produzida a partir de materiais recicláveis. Ao final da conferência, os produtos serão recolhidos e enviados para uma cooperativa. Para reduzir os custos e o consumo de papéis, o fórum vai ainda terá um aplicativo para smartphones para tirar dúvidas, apresentar a programação, disponibilidade de hotéis, transportes e lazer, entre outras atividades.