Governo / Gestão Eficaz

18 de Setembro de 2014 11h52

Capacitação é oportunidade de melhorar a gestão pública, diz Mauro

18/09/2014

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

Arquivo

O prefeito Mauro Mendes participou nesta quinta-feira (18) da abertura do Ciclo de Capacitação ''Gestão Eficaz'', promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE). O evento reuniu mais de 500 servidores, entre eles prefeitos e gestores da baixada cuiabana e municípios do interior do Estado.

O evento tem como objetivo discutir e capacitar os agentes da administração pública municipal sobre os temas em que o Tribunal de Contas tem identificado a maior parte das ocorrências de irregularidades. 

Entre os temas abordados estão controle interno, transparência, licitações e contratos e aumento da receita própria. De acordo com o prefeito Mauro Mendes, as principais dificuldades da gestão pública estão relacionadas aos recursos públicos. 

“Acredito que a nossa realidade não é diferente das outras cidades quando falamos em falta de recursos. A burocracia pública é muito pesada, além de ser o principal fator de dificuldade para que o recurso chegue”, disse.

Quanto ao ciclo de capacitação, Mauro destacou o trabalho do Tribunal de Contas de não focar apenas na punição, mas de auxiliar os gestores para que não voltem a cometer irregularidades.

“Toda qualificação traz novos conhecimentos e a oportunidade para que possamos aplicar melhor e fazer melhor o dia-a-dia das tarefas que temos à frente da administração municipal”, concluiu o prefeito.

O presidente do Tribunal de Contas, Waldir Teis, ressaltou os efeitos da capacitação, que poderão ser visualizados a médio e longo prazo.

“O impacto vamos perceber ao longo do tempo, porque não é possível estagnar uma prática de gestão hoje e começar um novo modelo, até porque não tratamos isso como um modelo de gestão, mas como melhoria na forma de execução de licitação, contratação e gastos”, afirmou.

O controlador-geral do Município, Marcelo Bussiki explica que entre as irregularidades mais constatadas pelo Tribunal de Contas está a fiscalização dos contratos. Segundo ele, a Prefeitura já vem desenvolvendo ações para inibir esta prática.

“A maior dificuldade era a fiscalização após a assinatura de contratos de serviços, que era falha. No ano passado mapeamos e implantamos trabalhos para reduzir os casos e,entre eles, elaboramos guias para os fiscais de contratos”, finalizou. 

Também participaram do evento os secretários municipais Carlos Klaus (Esportes) e Werley Peres (Saúde). O Ciclo de Capacitação segue até o dia 19 no Auditório da Escola Superior de Contas TCE.

O polo Cuiabá atende aos municípios de: Acorizal, Alto Paraguai, Arenápolis, Barão de Melgaço, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Diamantino, Jangada, Nobres, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Porto Estrela, Rosário Oeste, Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger, Sapezal, Tangará da Serra, Várzea Grande, Nova Marilândia, Nova Olímpia.