Governo / Queimadas

29 de Agosto de 2014 15h54

Campanha contra queimadas prossegue nas escolas de Cuiabá

29/08/2014

ADEMAR ANDREOLA

Michel Alvim

Arquivo

Cerca de 700 crianças de escolas da rede municipal de ensino já participaram de palestras e demonstrações práticas de prevenção às queimadas urbanas em Cuiabá. A campanha desenvolvida pela Coordenadoria Municipal da Defesa Civil teve início há 10 dias na Escola Zeferino Leite de Oliveira, no bairro Pedra 90, região Sul da capital. Nesta sexta-feira (29), foi a vez dos alunos da Escola Municipal de Educação Básica Quintino Pereira de Freitas, localizada no bairro Canjica, receberem as orientações.

 

A orientação às crianças começa com a apresentação de vídeos sob os problemas provocados pelas queimadas e uma explanação feita pelo coordenador da Defesa Civil, Oscar Amélito. As explicações despertam a atenção das crianças que fazem perguntas sobre o tema e recebem orientações de como proceder em caso de incêndio em área urbana. Começando pelo cuidado de não tentar apagar o fogo, mas sim chamar um adulto para fazê-lo, a Defesa Civil, ou então o Corpo de Bombeiros através do telefone 193. Durante a palestra, os alunos recebem uma revista e panfletos com informações que deve ser lidos por eles e repassados aos pais.

 

Para Oscar Amélito, é muito importante que as crianças comecem desde cedo a ter consciência dos riscos que as queimadas trazem, tanto em termos de perdas materiais como em prejuízos à saúde. “Na escola orientamos as crianças para que levem aos pais e vizinhos os malefícios que as queimadas provocam, a maneira de evitá-las e como proceder quando perceberem um  foco de incêndio”, explica Oscar Amélito.

 

Depois da parte teórica e de vídeo, é feita uma demonstração prática da forma como são combatidos os focos de queimadas urbanas. Quatro membros da Brigada de Combate a Queimadas da Defesa Civil fazem essas demonstrações, utilizando equipamentos de proteção como máscaras, luvas e coletes, além de bombas costais, enxada, abafador, entre outros.

 

A campanha de orientação e prevenção às queimadas urbanas deve prosseguir até o mês de outubro. Ela é feitas nas escolas através de solicitação da direção e agendamento.  Os telefones para as escolas que se interessarem em agendar são: (65) 3616-0633, ou (65) 9307-4567.

 

A próxima escola a ser visitada pela Defesa Civil Municipal, será a Francisval de Brito, no bairro Coophamil, na terça-feira (02.09), a partir das 09 horas da manhã.