Governo / CONSCIENTIZAÇÃO

20 de Março de 2019 17h07

Bullying é abordado no segundo dia do projeto 'Lê Pra Mim?'

20/03/2019

LUCIANA SOUZA

Davi Valle

Arquivo

“O que falta num, no outro tá presente. Seu cabelo é bom, é castanho reluzente (..) Me lembra sua vó Ana, a pessoa que me deu a vida, uma negra africana. Cora, então, viu que tem raiz e foi olhar no espelho. Cora terminou a desavença com uma abraço gigante". Foi com essa trecho do livro infantil “O Cabelo de Cora”, de Ana Zarco Camara, que a tarde do segundo dia de leitura do projeto ‘Lê Pra Mim?’, foi realizada em Cuiabá.

E quem interpretou a história contada foi Ana Luiza Nunes, de 8 anos, da Escola Municipal Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira. Ana deixou uma importante mensagem para a plateia. “A história da Cora fala do bullying. Isso é muito ruim, feio e não pode fazer”, disse. A menina também contou que em sua vida muitos falam sobre isso com ela. “Minha mãe e minha professora sempre falam que eu não posso fazer isso com meus coleguinhas. Falar do outro deixa ele triste e todo mundo fica sem amigos e sozinhos”, acrescentou a aluna, que completou. ”Amo ler, lá em casa tem muitos livros”.

A leitura de “O Cabelo de Cora” foi feita pelo ator Justino Astrevo, interpretando o personagem Lau. Justino, que além de ator, também é o secretário-adjunto de Cultura da Capital, após sua apresentação para cerca de 80 crianças, pertencentes à rede de ensino infantil do município, destacou a relevância dessas ações no âmbito educacional.

“Um belo projeto, que existe há anos e que nestes três dias está nos contemplando com essa oportunidade. Fico muito grato em fazer parte dele e poder contribuir com o ensino da garotada. São essas crianças que serão nosso futuro e precisamos, com urgência, cuidar da educação delas, para que se tornem adultos conscientes de seus direitos e deveres. A leitura é ferramenta preponderante nesse desenvolvimento. Prova disso é a mensagem que a pequena Ana nos deixou, após ter escutando essa pequena leitura. A Prefeitura vem investindo em projeto assim e, por isso, a população pode ter certeza que vamos crescer e ser uma cidade com cidadãos conscientes”, destacou.

Cada apresentação conta com um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), que faz a tradução simultânea para crianças com baixa auditiva. Ele também interage com a “criançada” e ensina alguns sinais.

As sessões de leitura desta terça–feira contaram, além de Justino, com o ator Leonê Vitório (o Nico) e a atriz Alicce Oliveira. Ao todo, o dia recebeu 240 alunos (matutino e vespertino) das Escolas Lenine de Campos Povoas, Senhorinha Ana Alves, Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira e Juarez Sodré.

E nesta quarta-feira (21), o projeto finaliza as sessões, a partir das 8h, com apresentações também no pe´riodo da tarde, Às 14h,  na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, no Palácio da Instrução. A entrada é gratuita e são reservados 20 lugares para o público espontâneo e as senhas são distribuídas com 1h de antecedência.