Governo / GESTÃO HUMANIZADA

22 de Junho de 2020 06h00

Ampliar rede de atenção primária é prioridade de Emanuel Pinheiro na Saúde

22/06/2020

CELLY SILVA

Luiz Alves

Em tempos de pandemia de Covid-19, quando a busca por unidades de saúde de alta complexidade cresce exponencialmente, a atenção primária ganha ainda mais importância, pois pode ajudar muito nessa rede de proteção, onde a população encontra a orientação e a assistência inicial, evitando que se direcionem aos hospitais, onde o risco de proliferação do novo coronavírus é maior. 

“Por isso tenho investido muito nas unidades básicas de saúde. Se tratar bem, se cuidar bem da população no bairro, o mais próximo possível da sua casa, da sua vida, ela não precisará ir a uma UPA, a uma policlínica e, muito menos, a um Pronto Socorro”, disse o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ao entregar a UBS do bairro Parque Ohara, no último fim de semana.

O gestor destacou que melhorar e ampliar o atendimento em saúde tem sido uma luta constante desde o seu primeiro dia de mandato e garantiu que assim continuará sendo. “Vou lutar até o último dia do meu mandato para atender com dignidade e respeito a população cuiabana. É uma luta constante e o nosso maior compromisso neste momento é não titubear na guerra contra a Covid-19, protegendo a saúde e a vida das pessoas”, reforçou.

Atendimento digno

Ao apresentar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque Ohara, totalmente construída na sua gestão, o prefeito Emanuel Pinheiro destacou o padrão de seu governo nesses locais, onde há ar condicionado em todos os ambientes e o foco dos servidores é tratar com dignidade e respeito os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Tem que ter todo o atendimento digno a partir da porta de entrada da recepção. Então, ar condicionado e bom atendimento começa na entrada da unidade”, garante Pinheiro.

Ele também ressaltou o empenho em inovar o sistema de aquisição e monitoramento do fluxo de medicamentos para que todas as unidades básicas estejam abastecidas e não falte insumos aos pacientes. O mesmo também já ocorre com as vacinas, que chegam às UBS conforme a programação do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, garantindo a prevenção à dezenas de doenças.

Além disso, outra marca das unidades básicas de saúde inauguradas na gestão Emanuel Pinheiro é a atenção à saúde bucal, com consultórios que contam com os melhores equipamentos do mercado “que é para dar condições de trabalho com dignidade aos profissionais e atender com respeito, comodidade e carinho a população que precisa, a população SUS, os mais humildes”, enfatizou o prefeito.

Força da comunidade

Na ocasião da entrega da entrega da UBS Parque Ohara, Emanuel Pinheiro lembrou da importância do movimento comunitário, com o qual está em constante diálogo, para levar as ações da Prefeitura até os bairros. “Agradeço ao movimento comunitário, que tem me ajudado muito nas parcerias. Não abro mão do apoio e da parceira com o movimento de base”.