Governo / CONSCIENTIZAÇÃO

05 de Dezembro de 2017 15h52

Alunos do curso de Agentes Mirins em Proteção e Defesa visitam Corpo de Bombeiros

05/12/2017

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

Mais de 40 alunos, entre crianças e adolescentes, fizeram, na manhã desta terça-feira (5), uma visita técnica à corporação do Corpo de Bombeiros, em Cuiabá. A ação faz parte do projeto piloto de formação de Agente Voluntário Mirim em Proteção e Defesa Civil (NUPDEC MIRIM) desenvolvido pela Defesa Civil do Município, que visa levar as crianças e adolescentes a importância do trabalho dos agentes socorristas tornando-os disseminadores dessas informações em suas comunidades.

O curso  está atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, assistidas pelo  programa de Fortalecimento de Vínculo,  que faz parte dos atendimentos às famiílias cadastradas nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) da Capital. Atualmente, os conteúdos estão sendo trabalhados com mais de 50 crianças e adolescentes do CRAS Tijucal e, a expectativa para o próximo ano, é de estender o programa às escolas municipais de Cuiabá.

Durante a visita, os adolescentes conheceram o ambiente de trabalho da corporação, receberam orientações de primeiros socorros em caso de incêndio e puderam participar de algumas atividades da rotina dos bombeiros.

“Estamos em fase de testes, aplicando a proposta do projeto nas rotinas das crianças e adolescentes, possibilitando a eles o contato com esses ambientes que tanto contribuem para o equilíbrio da vida em sociedade. Esse é o melhor período para se trabalhar uma conscientização, pois estão em uma fase de formação. Quando conseguimos que entendam a importância desse trabalho, alcançamos também resultados positivos nas comunidades, famílias e no rendimento escolar deles”, explicou Rosenil Taques, coordenadora da Defesa Civil municipal.

Maria Eduarda Oliveira, 13 anos, estudante do 8º ano, é uma das adolescentes participantes do curso. A estudante, que começou a ser acompanhada pelo programa de Fortalecimento de Vínculo há quatro meses, conta que as aulas ministradas pela equipa da Defesa Civil são muito interessantes e “trazem um mundo em que não tinha conhecimento, mas sempre tive curiosidade em compreender para ajudar quando me deparasse com situações de perigo”, disse Eduarda, que já está compartilhando as orientações recebidas com os irmãos e amigos de sua comunidade.

“Tenho dois irmãos mais e sempre que aprendo algo novo, converso com eles sobre o assunto e durante as “rodas de brincadeiras”, levamos as informações as informações e debatemos com os amigos. É bem legal e divertido,” observou a estudante.

Além da do conteúdo apresentado na visita, os alunos já receberam  aulas na área da saúde, com base em epidemiologia, rotinas da Defesa Civil Estadual de Municipal.  

 

A próxima aula acontece na quinta-feira (7) das 8h às 11h, no CRAS Tijucal, com a palestra sobre segurança no trânsito, ministrada pela coordenação de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Na segunda-feira (12) os alunos fazem uma apresentação com base no conteúdo apresentado durante o curso e na quinta-feira (14) a equipe da Defesa faz o encerramento com a entrega dos certificados.