Governo / ENCERRAMENTO

14 de Dezembro de 2017 16h49

Alunos do curso de agentes mirins em proteção e defesa são certificados

14/12/2017

LUCIANA SOUZA

Luiz Alves

Ao som do saxofone da banda do Corpo de Bombeiros Militar, mais de 50 alunos foram certificados pela participação no curso de formação de Agente Voluntário Mirim em Proteção e Defesa Civil (NUPDEC MIRIM) desenvolvido pela Defesa Civil. Nesta primeira edição foram contempladas crianças e adolescentes assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Tijucal, nos projetos Siminina e Fortalecimento de Vínculo, da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (14).

O curso faz parte do projeto piloto de Proteção e Defesa Civil e visa desenvolver junto às crianças e adolescentes, a importância do trabalho dos agentes socorristas tornando-os disseminadores dessas informações em suas comunidades.

“Nosso propósito é trabalhar nas comunidades mais carentes, levando para elas uma política de prevenção e incluindo-as na sociedade para que tenham a mesmas oportunidades de todos. Todo o grupo está muito feliz por perceber no convívio com eles que está dando certo, que estamos conseguindo mostrar para eles que tudo pode ser transformado e o futuro de cada um tem grandes chances de ser diferente. Parabéns a todos,” observou o diretor de Proteção e Defesa Civil, cel. Paulo Wolkmer, idealizador do projeto.

Representando o prefeito Emanuel Pinheiro, o secretário de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho, parabenizou os presentes e destacou para os formandos o quanto essas atividades complementares fazem diferença na vida profissional. “Tudo que fazemos que envolva conhecimento educacional reflete na nossa caminhada profissional e nos traz grandes oportunidades na vida, pois com certeza isso fará a diferença no mercado de trabalho. Valorizem essas oportunidades. Lá na frente vocês enxergarão a importância de tudo. Continuem nessa caminhada”, ressaltou Coelho.

A coordenadora do Cras Tijucal, Fabiana Soares, agradeceu a oportunidade oferecida às crianças e adolescentes. “Certificá-los hoje significa muito para mim, que também sou filha desta região. Meu desejo e de toda equipe é que consigamos abranger cada vez mais pessoas, levando atividades de qualidade, como essas, para vida dessas pessoas. Agradeço pela oportunidade que a equipe da Defesa Civil nos trouxe e também nossa equipe e colaboradores,” frisou Fabiana Soares.

Com palavras simples e um sorriso largo, a aluna e siminina Camila Alves Brito, representou a turma. Ela descreveu o que aprendeu e mostrou sua gratidão aos mestres disseminadores de conteúdos.

“Eu quero agradecer a todos os professores, que nos ensinou várias atividades. Aprendemos muitas coisas legais. Sabemos que outras crianças gostariam  de estar aqui não receberam ainda essa oportunidade e nós tivemos. Por isso temos que ser gratos aos que nos capacitaram. Agradecemos por todos os dias acordarmos e ter esse espaço para vir,” explanou Camila.

O curso será estendido para as quatro regionais da Capital, atendendo a rede de ensino municipal e as unidades dos Cras e Simininas. Durante a solenidade foi anunciado para 2018 o curso de Oratória, Libras e Direitos Humanos, ofertados pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sedujh).

Participaram da solenidade também os secretários-adjuntos municipal de Governo, Oseas Machado, da Defesa Civil e Proteção, Coronel Cunha, e o assessor especial de gabinete, Renato Anselmo; do Corpo de Bombeiros, o tenente Edinaldo Ferreira; da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sedujh) Waldir Roseno, e o deputado estadual Alan Kardec.