Governo / CIDADANIA

16 de Novembro de 2017 16h17

Alunos do CRAS Tijucal homenageiam a bandeira nacional em ato simbólico

16/11/2017

ANDRESSA SALES

Luiz Alves

Arquivo

A Defesa Civil de Cuiabá, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Tijucal e região, promoveu na manhã desta quinta-feira (16) um ato em comemoração ao dia da Bandeira, celebrado oficialmente no próximo domingo (19). As atividades englobaram o hasteamento das bandeiras, execução do hino nacional brasileiro e canções cívicas, com o objetivo de estimular a comunidade para o exercício à cidadania.

Por meio de um projeto social intitulado Núcleo de Proteção e Defesa Civil Mirim (NUPDEC), 40 crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, participam desde o início do mês de um ciclo de cursos e palestras, com o intuito de trabalhar as questões ligadas ao civismo, a prevenção dos acidentes no lar, primeiros socorros, tipos de doenças epidemiológicas, a detectar áreas de risco, como proceder diante de um alagamento, desmoronamento, entre outros, motivando-as a serem agentes multiplicadores dos ensinamentos que constituem a Defesa Civil.

“Esse projeto faz parte do plano estratégico da Prefeitura de Cuiabá, que é trabalhar com a comunidade no fator de prevenção, já que os mesmo serão os multiplicadores da política prevencionista da Defesa Civil. Hoje em especial é o ultimo dia útil do projeto antes da data em que comemoramos o dia bandeira. Então, fizemos essa comemoração, onde puderam aprender mais sobre o civismo, hinos e canções com o sargento e músico do Corpo de Bombeiros”, explica o diretor de Proteção e Defesa Civil do Município, coronel Paulo Wolkmer.

Para a coordenadora da unidade do CRAS, Fabiana Soares, o envolvimento do Município garante a prevenção para qualquer tipo de vulnerabilidade social. Além disso, ela comenta que o resultado de ações como esta é o alcance e resgate da cidadania, da autoestima e, também a melhora nos trabalhos de prevenção realizados com as crianças que frequentam o CRAS.

“Com essa comemoração alusiva de hoje, eles se prepararam e buscaram saber o que significa a bandeira, os símbolos, o que elas representam. Para muitos deles, todas essas informações são novas, por que infelizmente com o passar do tempo a sociedade vem perdendo valores, como exemplo o patriotismo. Por isso, o CRAs está de portas abertas para ser o interlocutor com a comunidade de ações como essa”, elogiou Fabiana.

A aluna Camila Alves Brito, 10 anos, participante das atividades desenvolvidas pelo CRAS desde o início do ano, declara o que mudou desde então. “Aprendi a cantar o hino da bandeira aqui, já o hino nacional aprendi na escola. Estou achando um máximo participar do projeto por que já aprendi coisas novas, como ajudar uma pessoa em um acidente, os primeiros socorros, à chamar o socorro, limpar um ferimento”, enaltece a aluna.