Governo / CARTA OFICIAL

16 de Outubro de 2018 16h51

Alunos da Escola do Campo Nova Esperança escrevem carta ao prefeito Emanuel Pinheiro

16/10/2018

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

Arquivo

Um grupo de dez alunos do 3º ano da Escola Municipal de Educação Básica do Campo (EMEBC) Nova Esperança, distrito Nova Esperança, foram recebidos na tarde desta terça-feira (16), pela secretária de Gestão Ozenira Félix e pelo chefe de Gabinete do prefeito, Antônio Monreal Neto, que representaram o prefeito Emanuel Pinheiro que está em viagem. Eles vieram entregar as cartas escritas e endereçadas ao prefeito com várias sugestões e solicitações.

O aluno Vitor Gabriel Decati, de 9 anos, disse que deixou a emoção falar mais alto quando começou a escrever a carta. Ele pediu mais melhorias para sua escola, mas garantiu que muita coisa já melhorou. Ele conta que está muito contente e satisfeito com o que já foi feito. “Quero que Cuiabá fique tão famosa quanto João Pessoa, minha terra natal. Tenho orgulho em dizer que moro em Cuiabá”.

A aluna Kelly Cristina dos Santos, 9 anos, solicitou, na carta entregue ao prefeito, melhorias na infraestrutura para deixar a sua cidade ainda mais bonita, pedindo para colocar mais asfalto nas ruas. “A nossa cidade está cada dia mais diferente, quero ver ela ainda mais bela. Com todas as ruas asfaltadas, ficará mais fácil ir pra escola”.

A ideia de enviar uma carta ao prefeito surgiu na disciplina sobre como elaborar uma carta oficial. Segundo a professora de Língua Portuguesa, Graciela Cristina, eles aprenderam sobre a diferença entre uma carta de um simples bilhete. Como toda carta precisa de um destinatário, eles foram incentivados a escolher uma autoridade, que de forma unânime, segundo ela, o prefeito Emanuel Pinheiro foi o preferido da turma. “Como estamos na zona rural, as crianças tem pouco contato com a Capital, por isso tentamos sempre envolver a teoria com a prática, nesse caso, conhecer o prefeito em suas atividades”, disse ela.  

Graciela disse ainda, que a evasão escolar no distrito é muito grande. “O que nós queremos é que essas crianças aprendem e não desistam de estudar. Fazemos o possível para tornar o aprendizado mais dinâmico e atraente. O nosso objetivo é a alfabetização e não a exclusão”.

Durante a visita, os estudantes perguntaram desde curiosidades sobre a vida pessoal do prefeito aos desafios como governante.

A secretária de gestão Ozenira Félix agradeceu a visita dos alunos e disse que o prefeito lamentou não poder estar presente, pois viajou para uma agenda em Brasília. “O prefeito mandou um abraço para todos e pediu para avisar que vai marcar um dia para uma visita na escola de vocês. Ele agradece de coração o carinho de todos”.

O chefe de Gabinete Antônio Monreal Neto confirmou a notícia e disse que vai programar uma agenda já para a próxima semana para a visita de o prefeito poder agradecer pessoalmente o carinho dispensado pelos alunos. “Vamos agendar essa visita já para a próxima semana”, garantiu.