Governo / INCIDENTE

16 de Maio de 2022 15h04

“Agradeço de coração o espírito solidário da sociedade cuiabana”, diz prefeito após força-tarefa para transferência de pacientes

16/05/2022

NATHANY GOMES

Luiz Alves

Arquivo

"Agradeço de coração o espírito solidário da sociedade cuiabana, tão primordial neste momento". A afirmação é do prefeito Emanuel Pinheiro em agradecimento ao esforço conjunto para salvar vidas em uma força-tarefa realizada para a transferência dos pacientes do Hospital Municipal São Benedito (HMSB), após um princípio de incêndio registrado na noite de domingo (15). O fogo, possivelmente, começou após um problema em um ar condicionado na enfermaria 25, localizada no segundo andar do prédio. Todos os pacientes foram retirados e não há registro de feridos em decorrência das chamas.

Conforme o gestor, mesmo diante do cenário, à população, órgãos competentes, iniciativa privada e gestores públicos, não mediram esforços para auxiliar na retirada imediata dos 76 enfermos. A medida foi aplicada em razão da fumaça tóxica.

"Temos que nos orgulhar dos nossos profissionais da saúde, trabalhadores em geral do Hospital São Benedito e também não podemos esquecer do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, que prontamente atenderam nosso chamado. O princípio de incêndio foi rapidamente controlado.  Nesse momento eu quero agradecer a algo que é característico do cuiabano e da cuiabania, o espírito de solidariedade! Os voluntários que se dirigiram para lá, entraram em contato, ligaram, mandaram mensagem, se colocaram à disposição, é, realmente,  de se emocionar. Centenas de pessoas, dezenas de médicos, enfermeiros e muitos outros que estavam de folga. Tivemos o  pessoal da Rota Oeste, hospitais e ambulâncias particulares, também, abrindo suas portas para receber todo mundo que precisasse de ajuda e salvar vidas. Agradeço de coração". 

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, que administra o Hospital São Benedito, Paulo Rós, também prestou o seu reconhecimento a todos os envolvidos. "Sobre ocorrido ontem aqui, quero agradecer, em especial ao Corpo de Bombeiros que atuou de forma ágil e precisa. Além disso, à sociedade, pessoas comprometidas. Muito obrigado mesmo pela contribuição indispensável. Nós  não temos palavras para agradecê-los. A nossa equipe, aos servidores da Saúde, nosso agradecimento”, reiterou. 

Os pacientes foram transferidos para quatro unidades de saúde, sendo elas, Hospital Municipal de Cuiabá (que recebeu 29 pacientes e dois estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI); Hospital Estadual Santa Casa, 22 pacientes, e o antigo Pronto-Socorro que recebeu 24, sendo que  11 estão na UTI e o Hospital Metropolitano de Várzea Grande, um paciente transferido.