Governo / FACILIDADE

27 de Outubro de 2017 17h44

300 dias de gestão são marcados com lançamento de obras de Unidade Básica de Saúde

27/10/2017

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueredo

Arquivo

As unidades básicas de saúde vão redefinir a forma como as comunidades cuiabanas buscam o serviço público em caso de enfermidades. Com o lançamento das obras da UBS localizada no Residencial Santa Terezinha, que aconteceu nesta sexta-feira (27) e marca o 300º dia de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, mais uma região será beneficiada com um atendimento sensível e próximo do cidadão, reduzindo distâncias entre o contribuinte e uma melhor qualidade de vida.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, a Prefeitura de Cuiabá deve atuar de maneira contínua e ininterrupta, o que fortalece ainda mais a importância de celebrar este marco diante de uma obra dessa magnitude. O gestor ainda ratificou que a saúde pública precisa estar ao alcance dos bairros, facilitando o seu acesso àqueles que pagam seus impostos regularmente e contam com  amparo municipal.

"Não poderia escolher melhor maneira de comemorar o 300º dia de gestão além de estar em meio ao povo, entregando mais um projeto sonhado por ele. As unidades de saúde precisam estar à vista da comunidade, de maneira que ela seja diretamente integrada aos serviços prestados pelo município. A região central deve estar adequadamente equipada neste sentido, mas são nos bairros longínquos que a latente carência tem permitido que vidas pereçam sem o atendimento adequado. Queremos polinizar nossa Capital com hospitais, UBS e Programas da Família, para que - onde quer que o cuiabano esteja - ele tenha a tranquilidade de ser acompanhado pelo poder público. É por isso que investir em espaços como esses possui um valor transcendental. Estamos lidando com vidas preciosas que contam com a Prefeitura na atenção básica. Queremos romper com os efeitos colaterais de enfermidades não tratadas com antecedência. Queremos atuar de maneira preventiva, promovendo a qualidade de vida por meio de uma população mais saudável e apta para continuar lutando por seus propósitos. Esta é outra obra que se alia às próximas 10 que serão lançadas até dezembro e quando finalizadas, todas elas representarão 40 equipes de saúde da família, treinadas para oferecer o melhor atendimento médico possível", afirmou. 

A chegada da atenção básica ao Santa Terezinha vai facilitar a vida dos mais de 11 mil moradores locais, que atualmente fazem grandes deslocamentos para conseguir o atendimento necessário. Para o presidente do bairro, Márcio Neres, a obra salienta o valor que o município tem dado à região. "Saúde é a prioridade de todos nós brasileiros e a comunidade local tem aguardado ansiosamente por um equipamento público que possa atender aqueles precisam. Com este compromisso firmado pela Prefeitura, fica ainda mais nítido o seu interesse em trabalhar a favor das áreas mais periféricas, trazendo qualidade de vida igualmente a todos", pontuou.

A comodidade que a UBS vai trazer para o bairro já é considerada uma vitória celebrada pela comunidade. Para Gisele Magali da Rosa, moradora do Residencial Santa Terezinha há quatro anos, buscar atendimento básico é uma árdua tarefa que em breve não fará mais parte de sua rotina. "Toda vez que preciso ir ao médico, levo pouco mais de uma hora para chegar ao PSF do bairro Campo Velho e essa longa distância não apenas compromete meus horários, como é também um gasto que prejudica o meu orçamento. Essa obra é muito bem-vinda e vai mudar de uma vez por todas a minha vida e a dos meus vizinhos. Fico ainda mais animada por saber que a unidade ficará a uma quadra da minha casa, pois economizarei tempo, dinheiro e muita disposição com essa novidade", concluiu.