Governo / MOTORISTA EXEMPLAR

01 de Abril de 2017 11h42

Secretarias promovem curso de capacitação para motoristas de veículos oficiais

01/04/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá promoveu nesta sábado (01) a 5ª edição do programa “Motorista Exemplar”. O projeto é resultado de uma parceria entre as secretarias de Gestão e de Mobilidade Urbana, e tem como objetivo oferecer aos condutores de veículos oficiais do Município palestras de capacitação, contribuindo para a melhoria comportamental no trânsito cuiabano.

O treinamento aconteceu no auditório do Palácio Alencastro e contou com a presença de mais de 100 servidores que, ao longo de toda a manhã, puderam se atualizar em relação às leis do Código Nacional de Trânsito e, através de um diálogo participativo, apresentar questionamentos e sanar suas principais dúvidas.  Ao todo foram duas palestras, sendo uma delas ministrada pelos agentes da Semob, Fabiano Dmytro Lysenco e Luciana Melo, e outra pela Tenente do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Mato Grosso, Patrícia Mendes.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, um dos principais pontos que a ser destacado é que os condutores de automóveis públicos não são diferentes daqueles que dirigem veículos particulares e, por conta disso, devem ser exigidos com a mesma intensidade. Ele conta ainda que a Semob já tem estudado maneiras de ampliar esses projetos para toda população cuiabana e que alguns deles serão apresentados durante a programação de comemoração de 298 anos da Capital.

“É importantíssimo que todas as pessoas transmitam segurança o mínimo de educação no trânsito. Entendemos que o condutor da Prefeitura de Cuiabá é igual a qualquer outro que trafega pelas nossas vias. Então, as leis também tem que funcionar para todos e a cobrança deve ser realizada da mesma forma”, pontuou o secretário.

De acordo com diretor de Patrimônio e Serviços, Publio Paes de Barros Junior, o encontro foi criado com o planejamento de abranger todas as secretarias municipais, na expectativa de que os motoristas consigam se colocarem como exemplos ao demais condutores da cidade.

“A ideia é que o curso sempre conte com a participação de todos e que essas orientações contribuam para a educação de trânsito desses motoristas. A partir de agora vamos fazer um levantamento para medir o nível de aproveitamento do curso, para que no segundo semestre possamos aprimorar ainda mais o projeto e pontuar as falhas ocorridas durante o período”, explicou o diretor.