Governo / DESENVOLVIMENTO

09 de Fevereiro de 2017 09h28

Prefeitura e Associação Comercial de Cuiabá ressaltam parcerias para economia local

09/02/2017

HUGO FERNANDES

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Com o intuito de estabelecer novas e fortalecer as parcerias já existentes entre a iniciativa privada e o Poder Público, o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro, se reuniu nesta quarta-feira (08) com membros da diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC). O ponto alto da discussão se deu logo no primeiro item da pauta apresentada pela entidade – as Parcerias Público Privadas (PPP).

Para ele, é preciso estimular a iniciativa privada à elaboração de mecanismo e ferramentas que contribuam com a gestão pública e, principalmente, com a sociedade. “Quero dar asas a imaginação e a criatividade de vocês (empresários), para juntos encontrarmos as melhores soluções para nossa cidade. Afinal, já somos parceiros. Precisamos agora é fortalecer os nossos laços”, destacou.

Durante a reunião, a Associação apresentou uma pauta contendo 12 pedidos. Além das parcerias entre os Palácios do Comércio e o Alencastro, os empresários ressaltaram a necessidade de revitalização do Centro Histórico. “Alguns casarões acabam servindo de esconderijos aos marginais. Queremos que esses locais sejam aproveitados pelo ‘trade’ do turismo”, enfatizou o presidente da ACC, Jonas Alves.

Em resposta, Emanuel destacou seu desejo, enquanto gestor, de revitalizar o Centro Histórico, tendo como ponto de partida das ações a tradicional Praça da Conde de Azambuja, mais conhecida como Praça da Mandioca. “Queremos transformar ali num calçadão. Além disso, queremos fazer o rebaixamento da fiação, dando atenção à acessibilidade, uma vez que as calçadas são estreitas”.

Outro ponto debatido é a programa de recapeamento de Ruas e Avenidas. Para isso, Emanuel destacou a operação emergencial “tapa-buracos” lançada recentemente pela Prefeitura, que deverá tapar mais de 44 mil buracos em toda Capital, cujo investimento é de mais de R$ 2,5 milhões. “Lançaremos, também, um programa de recuperação e pavimentação, com meta para os próximos quatro anos”.

A Associação aproveitou para cobrar a volta dos estacionamentos rotativos no Centro. O estudo para implantação deverá ser apresentado pelo secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, já no próximo mês. “Queremos também uma solução para a concorrência desleal gerada pelos vendedores ambulantes que estão na informalidade”.

Para isso, um estudo está sendo realizado pela Secretaria de Ordem Pública, comandada por Leovaldo Sales. Isso porque o prefeito não quer tão somente a retirada dos ambulantes, levando-os para outro local, mas também um cadastro, de forma a se criar mecanismos de controle para que estes não retornem às ruas.