Governo / CONSCIENTIZAÇÃO

25 de Março de 2017 17h16

Prefeitura apaga as luzes do Alencastro na noite deste sábado pelo “Hora do Planeta”

25/03/2017

DA REDAÇÃO

Marcos Vergueiro

Arquivo

A prefeitura de Cuiabá, apagará todas as lâmpadas do Alencastro na noite desse sábado (25), das 19h30 às 20h30, em apoio ao “Hora do Planeta ou Earth Hou”, movimento anti-aquecimento global da ONG WWF para mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global.

Realizada desde 2007, em todo último sábado de março de cada ano, governos, empresas e a população de todo o mundo são convidados a apagar as luzes para demonstrar sua preocupação com o aquecimento global por um período de 60 minutos (correspondente a 1 hora).

No primeiro ano, apenas a cidade de Sydney (Austrália) participou. Já em 2008, o movimento contou com a participação de 50 milhões de pessoas, de 400 cidades em 35 países. Simultaneamente apagaram-se as luzes do Coliseu, em Roma, da ponte Golden Gate, em São Francisco e da Opera House, em Sydney, entre outros ícones mundiais. Já em 2009 foram 3922 cidades em 88 países do globo.

Juntos, no ano passado, os municípios brasileiros apagaram mais de 505 ícones (entre monumentos, espaços públicos e prédios históricos) e se juntaram a 7000 cidades participantes em centenas de países e hoje Cuiabá se juntará ao movimento.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, esta é uma ação que merece adesão de toda a cidade. “Precisamos nos preocupar de fato com o meio ambiente. O aquecimento Global está aí para mostrar que nossas ações estão repercutindo de forma negativa no mundo. Então esse simples gesto merece ter a adesão de todos os cuiabanos. Começamos dando o nosso exemplo”, frisou.