Governo / REGIÃO SUL

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e os secretários Vandelúcio Rodrigues (Obras Públicas) e José Roberto Stopa (Serviços Urbanos) se reuniram, nesta segunda-feira, 22, com líderes comunitários, no bairro São Sebastião. Representantes de 16 associações de moradores da região do Coxipó estiveram presentes.

Aumento de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), asfalto, limpeza pública, postos de saúde, centros comunitários e título de regularização fundiária estão entre as demandas apresentadas pelas lideranças.

“A minha determinação para todos os secretários é que abram as portas para a Câmara Municipal e para o Movimento Comunitário”, disse o prefeito.  Emanuel disse que tem grandes projetos para a região, que serão iniciados com a finalização do asfalto em algumas ruas de bairros da região Sul.

Conforme o prefeito, até uma nova avenida pretende abrir, com o apoio do Ministério das Cidades. Durante a reunião, ele informou que toda a equipe está atenta às demandas.

À saúde, conforme o prefeito, será implantado na região um novo Pronto Atendimento Integrado (PAI), além de retomar  projetos como o  “Bom de Bola, Bom de Escola”, que vai estimular a prática de esportes nas comunidades de Cuiabá.

Segundo ele, para atender as reinvindicações é preciso organizar e planejar estas ações. Lideranças comunitárias dos bairros Santa Laura I e II, Residencial Coxipó, São João Del Rey, Jardim Fortaleza, Liberdade, Salvador Costa Marques, Parque Mariana, Novo Milênio, Colina Verde, Osmar Cabral, Pascoal Ramos, Residêncial Avelino, Residêncial Belito Costa Marques, Residêncial Aricá e São Sebastião, entre outros, estavam presentes.

“Sou há 20 anos presidente de bairro e nunca vi um vereador e muito menos um prefeito vindo aqui ouvir nossas reinvindicações. Estamos muito confiantes na gestão Emanuel Pinheiro”, disse o presidente do bairro Residencial Coxipó, Justino Maciel.

Emanuel pontuou que dentro da sua proposta em instaurar uma gestão humanizada é preciso conhecer de perto a realidade dos bairros.

Visita à escola

O prefeito  visitou a escola municipal São Sebastião. “Vim até a escola para verificar as condições físicas do local. Estou fazendo isso na cidade toda. Esta aqui, eu acho, que é a segunda em pior estado. Estamos preparando um programa de recuperação de toda rede física, que custa em torno de 80 milhões de reais.

“Já enviamos o projeto parcial para o Ministério da Educação e vamos vencer este desafio. As nossas crianças não podem estudar em escolas nessa situação, os nossos profissionais da educação não têm a mínima condição de trabalho”, frisou ele.

Para o vereador Diego Guimarães, é importante a presença do prefeito para ver questões que atingem diretamente a população. “Quem está aqui na ponta sabe quais são as dificuldades e o prefeito tem essa sensibilidade, tem mostrado interesse em implementar uma gestão humanizada e tenho certeza que essa reunião serviu para ele ter esse norte e que possa servir como parâmetro para melhoria dos bairros”, completou Diego.