Governo / RELIGIOSIDADE

22/05/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Marcos Vergueiro

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro reabriram nesta segunda-feira, 22, o terraço do Palácio Alencastro para receber os festeiros do Senhor Divino Espírito Santo. A programação do evento conta com diversos encontros até o próximo dia 4 de junho, domingo, quando acontece o encerramento.

“Em meu nome e da primeira-dama é um prazer enorme estar aqui neste momento podendo receber essa tradição religiosa do povo cuiabano. Isso é Cuiabá, é a cultura, é a devoção, é a fé", disse o prefeito ao saudar os festeiros.

O gestor ainda lembrou que a festa do “Divino Espírito Santo” entrou no calendário oficial de Mato Grosso a partir de um projeto de lei de sua autoria enquanto deputado estadual e aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa.

Este ano, a imperatriz da festa e a Claudinéia Vendramini Fávaro e o imperador é o Júlio Braz, que comentaram a importância de estar participando desta festa grandiosa. “Eu sou paranaense adotada por Mato Grosso. Estou aqui há 27 anos, vim de Lucas do Rio Verde e há dois anos e meio moro em Cuiabá. Já participei da festa ano passado como festeira, fui convidada e foi uma grande honra”, agradece a imperatriz.

Já o imperador agradeceu ao prefeito e a primeira-dama por poderem contar com o apoio da prefeitura nesta festa que é uma tradição. “Muito obrigado prefeito, que não mediu esforços e prontamente se dispôs a nos ajudar. Muito obrigado a todos os presentes. A todos que que mesmo com chuva conseguiram trazer a bandeira até aqui, tamanha é a fé do nosso povo”, reforçou o imperador.

A festa é uma das mais tradicionais de Mato Grosso. Ela surgiu no século passado, quando ainda era dividida em duas: uma no Porto e outra na Catedral, e só foi unificada na década de 30. Atualmente, ela acontece na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e, neste ano, toda sua renda será revertida para a reforma da mesma. “Como ainda falta uma parte de dinheiro para a reforma da igreja, acredito que com a festa agora, o baile, a quermesse, e em setembro teremos outro evento do Senhor Bom Jesus, que é padroeiro da capital, então graças a Deus a gente vai conseguir”, disse o padre Edmilto Mota.

Agenda do Divino

Nos próximos dias, a bandeiras vai percorrer as ruas da cidade e haverá novena na Catedral diariamente, de segunda a sexta, às 19h. Sexta, 2 de junho acontece o tradicional baile no Hotel Fazenda Mato Grosso. Domingo, 4 de junho, encerramento com missa às 17h, seguida de procissão e quermesse em frente à Catedral.