Governo / RELIGIOSIDADE

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O Prefeito Emanuel Pinheiro participou neste domingo (26), no Hotel Fazenda Mato Grosso, do tradicional almoço de lançamento da “Festa do Divino 2017”, onde foi recebido pelo pároco da Catedral Metropolitana de Cuiabá, Padre Edimilto Santos Mota e pelos imperadores do Divino, Claudiane Fávaro e Júlio Braz.

Uma das celebrações mais tradicionais da fé católica, a Festa do Senhor Divino, fez seu primeiro ato neste domingo, com a realização de um almoço de confraternização reunindo personagens da cuiabania. Dentre os participantes, Dona Maria Oliveira (Mãe de Dante de Oliveira), o governador Pedro Taques, vice-governador Carlos Fávaro e o senador Wellington Fagundes.

A festa do Divino, deste ano tem o proposito de promover a reforma da Catedral Basílica de Bom Jesus, erguida em 1968, e que começou a receber reparos que iram se consolidar com a realização da festividade. Sua construção se funde, com a fundação da cidade e para a nova gestão, ela não poderia ficar de fora das comemorações dos 300 anos.

“Para mim, que sou um homem cristão e temente a Deus, recebo este convite com muito orgulho e satisfação, em poder participar de uma das festas religiosas, mais importantes da nossa Capital, objetivando a restauração da Matriz. Jamais deixaria de prestigiar a igreja, que como a prefeitura está no coração do centro de Cuiabá. E ainda, poder degustar os sabores da nossa culinária,” ressaltou o prefeito.

Conforme a Arquidiocese, este coração (Matriz), ficou manchado, quando a Catedral original foi demolida. Explicando que a nova arquitetura também tem motivos para orgulhar o cuiabano no quesito fé, pois os desenhos dos mosaicos, da via sacra e todos os adornos do interior da igreja, foram feitos por um artista mineiro, que não tinha as duas mãos. Revelando que isso se deu pela manifestação da vontade de Deus, aos seus devotos, a cidade e a arquidiocese, “o local onde a graça de Deus proverá”. Para eles é dessa maneira que a fé no Divino Espirito Santo de Deus é respaldada.

“A festa do Divino é uma centenária que ultrapassou gerações e se mantém renovada todos os anos no coração dos nossos fiéis, e um deles é o prefeito Emanuel Pinheiro, que mesmo antes de se tornar prefeito, sempre teve uma participação ativa conosco. E nosso proposito será prover uma Cuiabá mais bonita e entregando em 2019, nos seus 300 anos, uma Catedral digna de uma cidade tão bela e tão quente quanto a nossa”, enfatizou Padre Edmilton que está há cinco anos, frente ao evento.