Governo / LUTO NO JORNALISMO

14/06/2017

Secretaria de Inovação e Comunicação

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, presta condolências à família e amigos do jornalista Jorge Bastos Moreno, que morreu nesta quarta-feira, 14, vítima de edema agudo decorrente de complicações cardiovasculares, no Rio de Janeiro, onde residia há 10 anos.  Cuiabano, Moreno tinha 63 e era uma das referências do jornalismo no país.

Moreno será velado nesta noite em Cuiabá, na capela Jardins. O enterro será nesta quinta-feira, 15, pela manhã no cemitério da Piedade, região Central de Cuiabá.  Apesar de ter ido morar desde 1970 em Brasília, Moreno era apaixonado pela culinária e cultura cuiabana. Sempre fazia referências e contava histórias da sua cidade natal.

“Acompanhei a trajetória do jornalista Moreno com a sua grande atuação com fontes nos bastidores da política em Brasília. Mas registro aqui as lembranças de Moreno sobre a nossa querida Cuiabá. No dia 6 de novembro passado, ele fez um post sobre a Praça da Mandioca e relembrou quando frequentava o local há 50 anos, época em que acompanhava a sua mãe nas compras da antiga feirinha. Hoje a Praça da Mandioca tornou-se um dos principais pontos culturais da cidade”, descreveu o prefeito a memória do jornalista.

Em 2013, Moreno inseriu Cuiabá, junto com Brasília e Rio de Janeiro, para lançar o livro “História de Mora – A Saga de Ulysses Guimarães”, pela editora Rocco. A publicação é baseada em relatos de Ida Malani de Almeida, esposa de Ulysses e também conhecida pelo apelido de Mora.